• Lenon Quoos

1ª doses de vacinas contra Covid-19 se esgotam no primeiro dia em Cachoeira

A remessa de 720 doses da vacina Pfizer rendeu apenas o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em Cachoeira do Sul. O estoque acabou, assim como a reserva do imunizante da AstraZeneca, deixando a Secretaria da Saúde sem primeiras doses para o restante da semana. Até que haja nova reposição pelo Governo, a rede municipal segue fazendo a imunização em segundas doses dos idosos com a Coronavac, sobretudo daqueles usuários que já se encontram em posse das senhas retiradas antecipadamente nas unidades de saúde.


Atualmente, os portadores das fichas para completar a imunização estão sendo atendidos nas unidades junto ao INSS e ao Centro Social Urbano. “As doses da Pfizer contra o coronavírus acabaram em poucas horas pois o nosso povo anseia pela vacinação. Se o Governo Federal nos fornecesse a quantidade necessária, tenho a convicção de que já teríamos vencido a Covid em Cachoeira”, pondera o secretário da saúde, Marcelo Figueiró.

O município recebeu as vacinas da Pfizer na segunda-feira, 25 de maio e, tendo em vista o diferencial deste imunizante em relação à Coronavac e AstraZeneca no que se refere a quesitos como refrigeração, diluição e preparo para aplicação, não planejou a estratégia drive thru. Entretanto, a Secretaria da Saúde decidiu ampliar a imunização para as salas de vacina dos nove postos de saúde da rede e avançou a lista de públicos a serem abrangidos para a 1a dose.


Nesta etapa, por exemplo, ampliou-se grupos como o de profissionais de educação, que inicialmente focava os níveis básico e médio, e passou a incluir professores universitários. As novidades ficaram por conta de grupos como de trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, caminhoneiros e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Os militares não foram atendidos integralmente nesta fase por encontrarem-se na janela das vacinas de rotina aplicadas nos últimos dias pela equipe do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).


A previsão do titular da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde, Júlio Lopes, é de que novas doses de AstraZeneca sejam destinadas para primeiras aplicações ao município ainda nesta sexta-feira, 28 de maio.

QUEM PODE RECEBER A VACINA NESTA FASE * Gestantes com comorbidades (mediante avaliação médica e apresentação de atestado ou laudo médico) * Deficientes permanentes graves sem necessidade de cadastro no Benefício de Prestação Continuada (auto-declarados ou mediante apresentação de documentos comprobatórios) * Comorbidades a partir dos 18 anos * Idosos com 60 anos ou mais que ainda não tenham vacinado * Profissionais da educação de níveis básico ou médio * Profissionais da educação dos níveis universitário, profissionalizante ou EJA

* Militares da ativa que não tenham sido submetidos a nenhuma vacina nos últimos 15 dias * Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros * Caminhoneiros * Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

Tchê Peq..png