• Lenon Quoos

1º debate sobre saúde mental reuniu zona norte e próximo encontro será no Siprom nesta quinta

Moradores da zona norte de Cachoeira do Sul estiveram reunidos na noite desta segunda-feira, 31, na miniconferência de saúde mental, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde nas dependências da Igreja Evangélica Luterana do Brasil Cristo Redentor (Avenida Brasil, 955). O debate comunitário faz parte da fase preparatória à 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental, prevista para os próximos dias 8 e 9 de março.


Com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria da Saúde, o conselho está mobilizando também entidades e órgãos ligados ao tema (Ucab, Apae, Afad, Apodef, Moab, CRAS, CREAS, Caps II, Caps AD, Caps i, entre outros). No encontro, a comissão organizadora apresentou os quatro eixos já propostos através dos conselhos nacional e estadual de saúde, repercutiu com os participantes esses temas e registrou as sugestões de acordo com a demanda de cada segmento, iniciativas essas que serão formalmente apresentadas na conferência municipal em março.


ZONA SUL EM NOVO LOCAL

Nesta quinta-feira, 3, na sede do Siprom (Rua Virgílio de Abreu, 1175 – Bairro Santo Antônio), os moradores da zona sul da cidade estão sendo convidados para encontro similar, às 20h. Estão sendo debatidos os seguintes tópicos nos encontros comunitários: cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania (desinstitucionalização, redução de danos ao público usuário de álcool e demais drogas, saúde mental na infância, adolescência e juventude, prevenção e posvenção do suicídio, saúde mental no sistema prisional); gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS e os impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-sindemia da Covid-19.


Fotos: Ascom Prefeitura

Banner para site-1.png