• Da Redação

2º BABM de Cachoeira prende três e apreende 47 pássaros mantidos presos em cativeiro



Nos últimos dias, policiais militares ambientais de Cachoeira do Sul através do 2º BABM, efetuaram ações contra pessoas que mantem animais e pássaros presos em cativeiro.


Em ocasiões distintas, foram encaminhados ao poder judiciário (Jecrim) três homens que mantinham pássaros em cativeiro sem licenciamento ambiental ou ainda abusando da licença concedida. As ações, comandadas pelo 1° Ten. Adriano e demais policiais ambientais, resultou em 47 pássaros silvestres apreendidos no Bairro Santa Helena, Funcap e Botucaraí (interior do município).



Foram resgatados animais de várias espécies: azulão, cardeais, trinca ferro, dentre outros. Destes, 43 foram devolvidos a natureza, um encontra-se em acompanhamento médico veterinários e três serão encaminhados ao Centro De Triagem do IBAMA em Porto Alegre.


Ressalta-se que manter pássaros em cativeiro é crime ambiental previsto no art 29 da Lei 9605/98 e ainda existe a multa administrativa por cada exemplar apreendido.

Diante deste fatos, foi dado voz de prisão aos três indivíduos, e lavrado o termo circunstanciado, com benefícios da Lei 9099/95, uma vez que os autores manifestaram o interesse de deslocar a audiência quando intimados pela comarca local.


As gaiolas foram destruídas conforme legislação e para soltura adequada dos pássaros.


Importante: A Brigada Militar não revelou a identificação dos indivíduos, conforme o art. 198 da Lei de Execução Penal.


Fotos: 1º Tenente Adriano


Banner para site-1.png