• Da Redação

2.308 cachoeirenses foram vacinados contra a Covid-19 nesta quarta-feira

2.308 doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas nesta quarta-feira, 24 de março, em Cachoeira do Sul. 910 doses foram no Drive Thru. Nesta quarta começou mais uma etapa do plano municipal de imunização, com a chegada de 2.895 doses de vacinas à Cachoeira do Sul. São 2.340 doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, e o restante da Oxford/Astrazeneca, fabricado pela Fiocruz, incluindo lote destinado à vacinação de quilombolas (275 doses).


O Drive Thru, estratégia de vacinação nos automóveis, iniciou às 7h, exclusivamente direcionado à terceira idade com mais comodidade e segurança. Nesta fase, estarão sendo imunizados na estrutura montada no entorno da Praça da Matriz os usuários com 69 anos ou mais. Esta semana foi ampliada a rede pública de imunização de três para cinco pontos de atendimento à população.


Para receber o imunizante, o paciente deve estar portando documento de identidade oficial com foto e CPF e, de preferência, a carteira da vacinação. No caso da segunda dose, o registro da primeira etapa para fins de comprovação é imprescindível.

“Nossos índices de vacinação são muito positivos e, em relação a 1ª dose, giram em torno dos 14% da população, patamar duplamente superior ao atingido pelo Brasil, calculado na média dos 6%", analisou o Secretário Municipal da Saúde, Marcelo Figueiró. Nesta etapa, mais de 80 servidores da saúde foram envolvidos na imunização, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de colaboradores de vários outros setores que auxiliaram nas atividades de suporte nos postos de saúde ou no drive thru. Toda a estrutura montada no entorno da Praça da Matriz para assistir com mais segurança e comodidade ao público idoso conta com a parceria da Secretaria da Saúde, o Departamento de Trânsito e a Defesa Civil.

Nesta quinta-feira, 25 de março, o plano de imunização continua nos cinco postos de saúde, enquanto o drive thru só deve ser retomado quando houver nova remessa do imunizante. Para receber a vacina, o paciente deve estar portando documento de identidade oficial com foto e CPF e, de preferência, a carteira da vacinação. No caso da segunda dose, o registro da primeira etapa para fins de comprovação é imprescindível.

Compromisso com o resultado

O resultado positivo alcançado nesta etapa da vacinação foi especialmente comemorado pelo Secretário Municipal da Saúde, Marcelo Figueiró. Em seu terceiro dia oficial a frente da pasta – embora esteja acompanhando a rotina do setor há uma semana – ele encontra-se engajado na mobilização das equipes técnica e administrativa da SMS, atualizado no roteiro da distribuição dos imunizantes e em sintonia desse processo junto a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde. Tanto que, ainda no final de semana, uma das determinações do novo gestor girou em torno da ampliação de três para cinco os pontos de vacinação no município.


Além das maiores unidades sanitárias que já vinham atuando na imunização (US1/INSS, US4/Centro Social Urbano, US14/Bairro Marina), esta semana foram incorporadas à rede as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) 3 e 5, respectivamente, nos bairros Noêmia e Tupinambá. “Nossa prioridade é vacina no braço”, acentua Figueiró, que já determinou a intensificação da vacinação domiciliar, beneficiando os pacientes acamados, e da imunização no meio rural, que prosseguirá durante esta semana e também no sábado, sendo que em dois desses dias com a presença do secretário em algumas localidades do interior.


TOTAL DOSES – 2.308

Drive Thru

910 doses

US1 (INSS)

397 doses – 376 idosos + 21 profissionais da saúde

US4 (Centro Social Urbano)

455 doses – 440 idosos + 15 profissionais da saúde

US14 (Bairro Marina)

268 doses – 261 idosos + 7 profissionais da saúde

ESF3 (Bairro Noêmia)

148 doses – 146 idosos + 2 profissionais da saúde

ESF5 (Bairro Tupinambá)

130 doses – 124 idosos + 6 profissionais da saúde


Onde tem vacinação:

US1 (INSS)

7h30 às 12h e das 13h30 às 16h30

US4 (Centro Social Urbano)

7h30 às 12h e das 13h às 16h

US14 (Bairro Marina)

7h30 às 12h e das 13h às 16h

ESF3 (Bairro Noêmia)

7h às 11h30 e das 13h às 15h30

ESF5 (Bairro Tupinambá)

7h às 11h30 e das 13h às 15h30

Foto: Divulgação

Tchê Peq..png