• Lenon Quoos

20ª Expoagro Afubra começa nesta quarta com saúde e segurança aos visitantes

Uma força-tarefa liderada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) foi organizada para garantir tranquilidade em termos de segurança e saúde na Expoagro Afubra. A logística é colocada em prática desde que começou a preparação dos estandes no Parque, há aproximadamente duas semanas. O coordenador de segurança e atendimento médico da Feira, Adalberto Huve, explica que uma ambulância contratada está a postos para qualquer possível atendimento emergencial, com equipe composta por um socorrista, um médico e um enfermeiro. Toda precaução será estendida para os quatro dias de programação.


A partir de quarta-feira, das 8 às 18 horas, o Ambulatório da Unimed estará à disposição dos visitantes e expositores, junto ao Pavilhão da Agroindústria Familiar. Um médico, um enfermeiro e um socorrista fazem plantão no ambulatório fixo, montado com exclusividade para garantir suporte emergencial ao público. “Anualmente são em torno de 20 a 30 atendimentos médicos por dia na Feira, a maior parte com alterações da pressão arterial.” Conforme Huve, uma ambulância da Unimed também estará no Parque durante toda a programação para transportar pacientes que possam precisar de atendimento mais urgente em Santa Cruz do Sul.


No setor de segurança, a Afubra conta com aliados de peso durante a Expoagro Afubra. O trânsito na BR 471 é acompanhado de perto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que garante todo suporte para garantir segurança e trafegabilidade na rodovia. No interior do Parque, a Brigada Militar auxilia no patrulhamento ostensivo, na prevenção de delitos e enfrentamento a possíveis ocorrências. “O grande público que circula pela Feira inevitavelmente chama a atenção da delinquência, mas felizmente nossos esforços têm coibido essas ações”, destaca. Os policiais militares circulam por toda área a pé, de motocicletas e com viaturas.



Uma empresa de segurança terceirizada também mantém vigilância dia e noite para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio – o trabalho é conduzido em parceria com a BM. “A própria Afubra tem um efetivo de funcionários muito grande que circula por todo Parque e acompanha diferentes setores, o que ajuda na identificação de possíveis suspeitas.” Huve ressalta que toda prevenção tem sido crucial no histórico de segurança e tranquilidade da Expoagro Afubra.

Outro aliado imprescindível é o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), que igualmente possui uma sala exclusiva junto ao Pavilhão das Agroindústrias. O sargento Carlos Alberto, do 3º Pelotão de Rio Pardo, reforça que o CBMRS atua na Feira antes mesmo da abertura dos portões. Desde o dia 16, o órgão trabalha no plano de prevenção a incêndios.


Diariamente, dois bombeiros trabalham na análise e vistoria de 80 Planos de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) dos expositores. Nos quatro dias da programação, também estará no Parque com uma viatura de combate à incêndio e três militares para resposta a eventuais sinistros. “O Parque da Expoagro Afubra tem toda uma estrutura hidráulica, de extintores, alarmes de incêndio e pessoas treinadas da própria Afubra que garantem segurança a todos.”


Banner para site-1.png