• Lenon Quoos

21ª Fenarroz é aberta oficialmente com a inauguração do Memorial do Arroz

A 21ª Fenarroz – Multifeira Internacional foi aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira, 15 de outubro, em clima de retomada econômica e também do setor de eventos. Autoridades e convidados prestigiaram a cerimônia, realizada no ginásio Arrozão, em Cachoeira do Sul. O presidente da feira, Francisco de Paula Vargas Júnior, ressaltou o desafio que está sendo promover um evento do porte da Fenarroz neste momento de pandemia. “Estamos atravessando o momento mais desafiador da história de nossas vidas. Viemos de três adiamentos até conseguir consolidar a feira em outubro, que não é a data ideal por ser período de plantio da próxima safra, mas este momento de retomada é importante para a cadeia produtiva aquecer negócios e as empresas e indústrias acelerarem a prospecção de clientes”, ressalta o presidente Francisco.


A importância da participação do Estado para o crescimento do agronegócio foi um ponto destacado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Gabriel Souza (MDB). Ele lembra que o RS colheu a quarta maior safra de grãos da história e que é papel do parlamento e do governo gaúcho contribuir com o setor garantindo a retomada dos investimentos públicos em infraestrutura rodoviária e portuária para escoamento da produção e o crescimento das exportações. “É papel do Estado ajudar e não atrapalhar o produtor. Estamos num momento de retomada dos investimentos públicos graças a uma comunhão de esforços entre o governo do Estado e os deputados estaduais, que juntos empreenderam a maior reforma estruturante da história do Rio Grande do Sul”, destacou.


O senador Lasier Martins (Podemos/RS) destacou que a realização da Fenarroz representa a pujança de Cachoeira do Sul e da própria feira por ser promovida em meio às dificuldades impostas pela pandemia. “Foi graças ao pioneirismo de Cachoeira do Sul que o arroz se espalhou pelo Rio Grande do Sul e hoje toma conta da Fronteira Oeste. A alta dos custos de produção da lavoura, a pandemia e a crise por ela trazida, nada disso impediu a realização da nossa Fenarroz. Por isso, não economizei esforços para oferecer minha contribuição para o início das obras da Barragem do Capané”, discursou o senador Lasier Martins.


“ESPÍRITO BRIGADIANO”

O prefeito de Cachoeira do Sul, José Otávio Germano, não poupou elogios ao presidente da 21ª Fenarroz, Francisco de Paula Vargas Júnior, e à Comissão Executiva pelos esforços dispensados à realização da feira. “O espírito brigadiano do Coronel Francisco, bem como os esforços de toda a sua equipe, foram decisivos para a realização da 21ª Fenarroz. Em hipótese alguma, acreditem que estejamos fazendo uma Fenarroz menor. Pelo contrário, é até maior, em razão deste momento pandêmico”, afirmou o prefeito, que elogiou ainda a adequação do perfil da feira com o passar dos anos ao abrir o leque da sua programação com temáticas voltadas à diversificação além do arroz, como soja, noz pecã e cultivo de olivas.


Secretária Silvana destaca investimentos em Cachoeira do Sul

A secretária estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, destacou os investimentos feitos recentemente pelo governo do Estado para o desenvolvimento da irrigação em Cachoeira do Sul. As obras na Barragem do Capané receberam um aporte de R$ 3,5 milhões, recurso que é aplicado na construção numa estrutura chamada de dreno em pé, uma espécie de cortina de contenção, colocado ao longo dos 2,3 quilômetros do maciço da barragem, que permitirá elevar o nível das águas novamente para sete metros.


“O governo do Estado acredita no agronegócio do Rio Grande do Sul e sabe da importância da Barragem do Capané para o setor orizícola gaúcho”, salientou a secretária Silvana. Ela lembrou que na safra 2020/2021, o Rio Grande do Sul colheu 8,5 milhões de toneladas de arroz numa área de 945.971 hectares e que o Estado hoje é responsável por 70% da produção nacional do cereal. Por fim, a secretária Silvana manifestou orgulho da Seapdr com a participação da agricultura familiar em espaço próprio no Pavilhão de Exposições. “A Seapdr vai seguir trabalhando incansavelmente na busca de soluções para o agronegócio gaúcho e para o crescimento da nossa agricultura familiar”, declarou.


A solenidade de abertura oficial da 21ª Fenarroz contou ainda com a presença de deputados estaduais, líderes políticos de Cachoeira do Sul e região e autoridades civis, militares e religiosas.


Memorial do Arroz é inaugurado na 21ª Fenarroz

“É um legado que precisa ser mostrado e valorizado sempre”. Esta foi a manifestação da secretária estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, durante o ato inaugural do Memorial Nacional do Arroz de Cachoeira do Sul. A solenidade fez parte na manhã desta sexta-feira (15) da programação da 21ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz).


O Memorial que resgata o pioneIrismo da lavoura de arroz teve a coordenação da Associação dos Amigos da Cultura (Amicus), que pretende agora dar visibilidade à iniciativa, principalmente, no meio escolar do município. “Trata-se de um esforço comunitário e todos estão de parabéns por cultuar através de equipamentos e documentos a importância da lavoura de arroz”, disse a secretária Silvana.


No Memorial do Arroz, os visitantes poderão encontrar trilhadeiras, tratores, arados, discos, locomóvel, ferramentas e o próximo passo é anexar fotografias, documentos, registros de contratos do início do cultivo de arroz em Cachoeira do Sul. “Os cachoeirenses poderão contribuir com material que lembre como era a operacionalidade da nossa lavoura”, afirmou a presidente da Amicus, Marisa Timm Sari.



PROGRAMAÇÃO DA 21ª FENARROZ – MULTIFEIRA INTERNACIONAL:

16 de outubro - Sábado

8h30 às 12h - Dia da Nogueira Pecan

8h30 - Abertura Organização do Evento

Mediador: Engº Agrº Jaceguáy Barros

Consultor Técnico da Pecanita Agroindustrial Ltda

08h45 a 9h30 - Aspectos Atuais da Produção da Pecan no RS

Lailor Garcia - Produtor e Coordenador Regional do IBPecan

09h30 - 10h15 - Desenvolvimento e Pesquisa em Pecanicultura no RS

Engº Agrº Carlos Roberto Martins

Pesquisador da EMBRAPA/CPACT – Pelotas

10h15 - 11h - Aspectos de Mercado para Pecanicultura

Cleiton Evandro dos Santos

Jornalista Especializado em Agronegócios

Diretor da AgroDados Inteligência em Mercados Agrícolas

11h - 11h45 - Debate com os apresentadores e participantes

16h - Show com Banda Projeção Nacional

17h30 - Show com Wilson Paim

19h - Show com Cristiano Quevedo

17 de outubro - Domingo

16h - Show com Grupo Garotos

17h30 - Show com Érlon Péricles

19h - Show com Joca Martins

Banner para site-1.png