• Rafael Peruffo

23 de abril, Dia Nacional do Escotismo

Na data de hoje, 23/04, é comemorado o Dia Nacional do Escotismo, data que coincide com o Dia Mundial do Escoteiro. O movimento, que teve como fundador o inglês Robert Baden-Powell, atraí muitos jovens no nosso município com o intuito de desenvolvimento de caráter, convivência entre amigos, respeito à natureza, ações sociais e ambientais e formação de líderes.


Pelos acampamentos e sedes de todo o mundo, o dia evoca em escoteiras, escoteiros e adultos voluntários os sentimentos que traduzem, para os praticantes do Escotismo, o que significa ser um escoteiro.


O maior grupo escoteiro de Cachoeira do Sul é o Grupo Ibiraiaras, que possui sede social na Rua Aristides Moreira nº 859, e sede campo escola ao lado da UFSM. Estando presente a 46 anos no município, o Ibiraiaras é composto por mais de 80 praticantes do escotismo, sendo lobinhos, escoteiros, sêniors, pioneiros e apoiadores.


Marco Aurélio, chefe do Grupo Ibiraiaras a 17 anos, destaca que o grupo é atuante na sociedade e cumpre o calendário da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) assim como o calendário do Distrito. "No momento estamos cumprindo a resolução de suspensão das atividades devido ao COVID-19" finaliza Marco.

Foto: Grupo Ibiraiaras


Outro grupo atuante no município é o João Paulo II, chefiado por Juliano Scholfeld a mais de quatro anos. O grupo com mais de 14 anos, tem sede na Escola Liberato e já é composto por 60 membros.

Foto: Grupo João Paulo II

1/1165