• Da Redação

23 ruas devem receber pavimentação com verba de R$ 12,4 milhões do Governo Federal em Cachoeira

O Ministério do Desenvolvimento Regional confirmou nesta quinta-feira, 29/4, a seleção da proposta da Prefeitura de Cachoeira do Sul no programa federal Avançar Cidades - Mobilidade Urbana. O município se encaixa no Grupo 1, que engloba municípios com até 250 mil habitantes.

O valor total do investimento é de R$ 12,46 milhões, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), setor público, destinado a obras de qualificação viária. O agente financeiro será o Badesul Desenvolvimento, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, cuja função é promover o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.


A Prefeitura aguarda a análise do Badesul que é o órgão financeiro responsável, que verificará a documentação e a capacidade de endividamento do município. O atual governo enviou em março os documentos para análise do banco. Assim que o banco concluir a análise dos documentos, o Município então deve abrir as licitações para as obras. Devem ser pavimentados 23 trechos de ruas da cidade. Confira na lista abaixo:

Saiba Mais

Os recursos disponibilizados para o Programa Avançar Cidades - Mobilidade Urbana são de financiamento, oriundos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), conforme previsto no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte). A taxa nominal de juros das operações de empréstimo do Pró-Transporte é de 6% ao ano, podendo ser acrescida taxa diferencial de até 2% e taxa de risco de crédito de 1%. O prazo para pagamento é de até 20 anos.


Após a seleção final pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, os municípios terão até um ano para formalizar a contratação da proposta com o agente financeiro. Os proponentes poderão acessar o financiamento em diversas instituições financeiras habilitadas no Programa Pró-Transporte.


Foto: Giovane Marasca

Tchê Peq..png