• Lenon Quoos

70% dos cachoeirenses estão com o esquema vacinal completo contra a Covid-19

São 57.444 moradores de Cachoeira do Sul completamente vacinados contra a Covid-19, segundo o levantamento mais atualizado da Secretaria Municipal da Saúde. Ou seja, 70% da população completamente vacinada com a segunda dose da vacina ou dose única. Quanto a primeira dose, o Município contabiliza 68.095 pessoas vacinadas, o que totaliza 82,8% da população. Sobre a dose de reforço, Cachoeira possui 5.612 vacinados.


Após dois meses em queda do contágio, os casos voltaram a aumentar nas últimas semanas. “Atingir 70% da população completamente vacinada contra a Covid certamente é algo a se orgulhar. No entanto não é hora de arrefecer os cuidados do combate ao vírus”, alerta o responsável pela pasta, Marcelo Figueiró. “Os casos vêm aumentando nas últimas semanas. Muitas pessoas tiveram sensação de falsa segurança e deixaram de seguir os protocolos. É preciso continuar utilizando álcool em gel, lavando as mãos com água e sabão, utilizando máscaras adequadas e mantendo o distanciamento”, completa.


Figueiró ainda acentua a preocupação com pessoas que tenham comorbidades ou menos proteção. “Dependendo da fragilidade, podem precisar de nossa UTI, que está cheia, e até vir a óbito. Temos que nos proteger pensando na nossa saúde, mas também nos que têm dificuldade no enfrentamento. Dialogue com quem não se vacinou. Explique, argumente, convença as pessoas a buscarem o imunizante e obedecer aos protocolos. Apenas unidos conseguiremos expulsar o Coronavírus do planeta”, finaliza o secretário.


Mais de 5,6 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose

Diminuiu um pouco em relação a semanas anteriores, o número de pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina contra Covid em Cachoeira. A média das outras semanas era acima de 6 mil pessoas com doses atrasadas.


Conforme a 8º Coordenadoria de Saúde, 5.646 pessoas que não compareceram para fazer. Conforme o Coordenador Júlio Lopes, são 5.486 que já deveriam ter feito e 160 que estão no período de fazer. Ainda segundo ele, são 1404 doses atrasadas de Coronavac; 1.527 que devem fazer Astrazeneca e 2. 555 a vacina da Pfizer. Nos próximos dias outras 1.700 pessoas deverão comparecer para fazer a segunda dose da vacina.


Banner para site-1.png