• Lenon Quoos

95,5% da população cachoeirense tomou duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19

Com o avanço da vacinação contra a Covid 19, 65% das cidades gaúchas apresentam mais de 90% da população adulta com esquema vacinal completo – duas doses ou dose única. Das 497 cidades do Estado, em 323 os números apresentados no painel de vacinação do governo estadual, conforme atualização da manhã desta sexta-feira, estão acima da régua de corte citada pela secretária Arita Bergmann em novembro.


Na ocasião, em publicação da pasta sobre imunização da população adulta, a secretária afirmou que “municípios que chegaram a 90% do esquema completo já vacinaram praticamente todas as pessoas, é o índice recomendado em qualquer campanha vacinal”.


Entre os municípios da lista, o único com mais de cem mil habitantes é Santa Cruz do Sul, que registra 93% da população adulta com esquema vacinal completo. “Foi um trabalho conjunto da conscientização da população e ações da secretaria. Estendemos horários e vacinamos aos sábados domingos e feriados. Facilitamos o acesso, inclusive com horários à noite nas unidades”, explica a secretária de Saúde do município, Daniela Dumke.


O sistema mostra 15 municípios com mais de 50 mil habitantes entre os que ultrapassaram o índice de 90%: Cruz Alta (101,9%), Santo Ângelo (99,6%), Capão da Canoa (96,4%), Cachoeira do Sul (95,5%), Carazinho (95,2%), Sapiranga (94,6%), São Borja (93,6%), Ijuí (93,4%), Alegrete (92,5%), Camaquã (92,2%), Canguçu (91,5%), Esteio (91,2%), Montenegro (91,2%), São Gabriel (90,5%) e Santa Rosa (90,4%).


Os dados da população utilizados são baseados em estimativas do IBGE e por serem projeções, alguns municípios podem apresentam diferenças nos números absolutos com a população real atual. A Secretaria Estadual de Saúde explica que, por esse motivo algumas cidades têm índice de vacinados acima dos 100%. Exceto por Cruz Alta, a maioria é composta por municípios menores, onde uma variação mesmo que pequena gera maior diferença percentual.


É o caso de Engenho Velho, menor município gaúcho, que apresenta o maior índice: 162,2% pessoas com esquema vacinal completo. O sistema mostra a aplicação de 1.168 pessoas com duas doses ou dose única, sendo que a expectativa populacional era de 720 pessoas na população adulta.


“A segunda dose já fizemos em todos acima de 12 anos. Acredito que houve aumento populacional acima da expectativa do IBGE pelo longo tempo em que foi realizado o último Censo (2010). Além disso, temos área indígena onde chegam e saem pessoas com muita frequência” explica a enfermeira responsável técnica pela Unidade Básica de Saúde (UBS), Glaciane Bernardi.


Fonte: Correio do Povo

Banner para site-1.png