• Da Redação

Ação do bem: pai e filho cultivam mudas nativas para reflorestar margem de rio

O cachoeirense Josias Damacena acompanhado do seu filho Josafá, plantaram na última semana, 25 mudas nativas de bergamoteiras, canela, amoreira e néspera ao longo das margens do Rio Botucaraí em Cachoeira do Sul. As mudas foram cultivadas por eles em suas residências e foram plantadas para buscar preservar a natureza nas proximidades do Rio Botucaraí. "Foi muito gratificante para nós fazer esse plantio, ainda tivemos o privilégio de poder ver quatro bugios de perto", destacou Josias.


Saiba mais


A floresta replantada nas margens dos rios também ajuda a alimentar os peixes, porque dali saem insetos, frutas e folhas. No caso das nascentes, o reflorestamento tem como objetivo evitar o ressecamento dos olhos d’água.


As florestas são responsáveis pela maior evaporação e permeabilidade do solo, aumentando as precipitações e alimentando os lençóis freáticos. Por isso, ações de recomposição da cobertura vegetal merecem destaque no combate à crise hídrica. A proteção das nascentes e beiras de cursos d’água é fundamental para a revitalização dos rios.



Fotos: Arquivo Pessoal


anúncie aqui!.png
1/1571