• Da Redação

Ações emergenciais na Barragem do Capané são realizadas pela Prefeitura

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através das Secretarias de Agricultura e Pecuária e de Interior e Transportes e da Defesa Civil, vem trabalhando para cumprir o compromisso de buscar agilidade no início das obras emergenciais na Barragem do Capané, de responsabilidade do Irga, para que seja possível o plantio de 2.500 hectares de lavoura que dependem da água da barragem.


Nesta semana, com as máquinas da SMIT, foram colocadas e distribuídas 30 cargas de pedras na estrada de acesso à Barragem. O trabalho se fez necessário para dar condições de acesso às máquinas da empresa terceirizada pelo Irga que executará as obras. O material usado na estrada foi retirado de cascalheiras da Prefeitura.


Além disso, dentro do compromisso da Prefeitura, a Defesa Civil e a SMAP construíram o Plano de Ações Emergenciais (PAE), com a entrevista in loco de todas as famílias que sofreriam algum impacto caso houvesse o rompimento da barragem, sejam elas de zona de alto salvamento ou de salvamento secundário. O PAE é complementar ao trabalho realizado por uma empresa terceirizada pelo Irga.

Na próxima semana, SMAP e Defesa Civil farão a apresentação do Plano aos engenheiros do Irga.

O próximo passo é a apresentação do Plano às famílias da região e respectivo treinamento das mesmas, além da sinalização das rotas de fuga.


Foto/Texto: Ascom Prefeitura Cachoeira

Tchê Peq..png