• Lenon Quoos

Abertas inscrições para a 3ª Conferência de Saúde Mental em Cachoeira

Estão abertas as inscrições para a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental, que acontecerá dias 8 e 9 de março, com parte da programação na Câmara de Vereadores e parte no Siprom. Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, o evento tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, e estará sendo realizado nesta edição, devido a pandemia do coronavírus, em formato híbrido, apresentando atividades presenciais mas com participação de profissionais via online, da mesma forma que oportunizará o acompanhamento dos trabalhos pelas redes sociais (canal no YouTube).


Estão sendo chamados a participar do fórum, que vai definir as diretrizes e políticas da saúde mental de Cachoeira do Sul, entidades, autoridades e profissionais ligados ao segmento, pacientes que utilizam os serviços da rede básica e demais usuários do SUS interessados no tema. As inscrições são gratuitas e o interessado recebe certificado de participação com carga horária de 12 horas.


A programação iniciará às 17h, na sede do Legislativo, com credenciamento dos participantes, formação da mesa solene e momento cultural de abertura. A primeira mesa técnica do programa abordará o desafio da política de saúde mental no atual contexto social e econômico. Um dos convidados a discorrer sobre o assunto será a coordenadora desta especialidade do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) da Secretaria Estadual da Saúde, Marilise Fraga de Souza.


Neste eixo temático, profissionais de saúde convidados e atuantes em unidades da rede municipal e vão abordar as ações compreendidas pelo Comitê de Prevenção ao Suicídio do RS, assim como para o tratamento em dependência de álcool e outras drogas. Ainda no primeiro dia de atividades, mais duas grandes temáticas estarão sendo debatidas: o caminho da desinstitucionalização sob a perspectiva do município e as estratégias de promoção da saúde mental e prevenção ao adoecimento com foco nos diferentes públicos – crianças, adolescentes, adultos, e idosos -, a partir também da experiência de pacientes asilados ou do sistema prisional.


No dia 9 de março a programação será aberta às 8h, na sede do Siprom, com a retomada dos grupos de trabalho para criação e seleção das propostas que partirão para aprovação e encaminhamento à conferência estadual. A íntegra da programação pode ser solicitada pelo e-mail confsaudemental@gmail.com ou ser consultada na página do evento no Facebook.


SERVIÇO

3ª Conferência Municipal de Saúde Mental

8 e 9 março, com atividades na Câmara Municipal de Vereadores e Siprom

Informações e programação: E-mail: confsaudemental@gmail.com Facebook: 3ª Conferência de Saúde Mental

Inscrições pelo link: https://forms.gle/5ouLExrGtuz3SXgd8

Participação online pelo canal do evento no YouTube Abertas inscrições à 3ª Conferência de Saúde Mental


Texto: Viviane Souza/Imprensa SMS


Banner para site-1.png