• Da Redação

Abstenções na votação ultrapassam os 30%

As eleições deste ano, 2020, registraram um aumento de 6,97% em relação as últimas eleições municipais de 2016. Na ocasião de 2016 a abstenção tinha sido de 23,90% (16.534 eleitores), e neste ano chegou aos 30,87% (20.704 eleitores).


Muitas hipóteses levam a crer que este aumento de quase 7% tem ligação com a pandemia, que estamos vivendo, do COVID-19, com o aumento e popularização das tecnologias, e também referente a multa “simbólica” de apenas R$ 3,51 para quem não comparece a votação e não realizar a justificativa.


Além da pandemia, o aplicativo “e-Título” surge com a proposta de mostrar seu título eleitoral de forma digital, e além disso com um novo recurso, o de justificativas para o não comparecimento no dia e local de votação.


Sendo assim, os eleitores não precisaram sair de casa para realizar a justificativa, bastava ter um celular smartphone com o aplicativo do “e-Título” e conexão com a internet. Para os que não foram votar e não justificaram, resta o pagamento da multa junto ao Tribunal Eleitoral, o não pagamento implica na não emissão da quitação eleitoral.



Foto: Divulgação.


1/1156