• Lenon Quoos

Acessuas Trabalho retoma parceria com a Saúde para oferecer cursos e oficinas

O secretário municipal Marcelo Figueiró recebeu em seu gabinete a equipe do Programa Acessuas Trabalho, empenhada em retomar a parceria de ações com a Saúde. Lotada na Secretaria da Inclusão Social (SMIS), a iniciativa focada na política nacional de assistência social está retomando suas atividades na íntegra, depois de pausa imposta pela pandemia do coronavírus.


No contato com o titular da SMS, a coordenadora do programa, Juliana Torbes, reiterou a disponibilidade do órgão em desenvolver seus cursos e oficinas em prol dos usuários do SUS vinculados às unidades de saúde, sobretudo àqueles que mantêm tratamento em serviços especializados, como os Caps (AD, II), Ambulatório Vida, AMENT, TeAcolhe, residenciais terapêuticos, entre outros.


O Acessuas desenvolve oficinas de preparação para o trabalho (elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego), assim como workshops voltados ao artesanato, como confecção de vasos de plantas e aprendizagem da técnica fuxico que pode ser aplicada em brincos, chaveiros, marcadores de páginas, entre outros - todos treinamentos com o devido fornecimento de certificados de participação.


Outra área da Saúde que deverá aliar esforços com o programa da SMIS será o Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa desempenhada conjuntamente com a Secretaria da Educação em escolas do município. A proposta é acrescentar as oficinas na programação anual de atividades mantida com estudantes das redes municipal e estadual. Acompanharam o secretário Marcelo Figueiró na recepção à equipe do Acessuas o diretor da SMS, Milton Kehling e a Chefe do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), Elisângela da Luz.

Texto e fotos: Viviane Souza/Imprensa SMS

Banner para site-1.png