• Lenon Quoos

Adolescentes poderão receber a dose de reforço a partir desta sexta-feira

Recomendadas pelo Ministério da Saúde em nota técnica publicada em 27 de maio, as doses de reforço contra a Covid-19 para adolescentes, entre 12 e 17 anos, passarão a ser distribuídas em Cachoeira do Sul a partir da próxima sexta-feira, 10 de junho.


A previsão da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde é fazer nesta quinta-feira a entrega de 930 doses de Coronavac à Secretaria Municipal da Saúde, permitindo a cobertura deste público-alvo. A determinação do Governo Federal é para que a aplicação ocorra quatro meses após a segunda dose, com imunizantes da Pfizer ou Coronavac, ambos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.


A orientação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. Já para adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada e a previsão é de que haja reposição do estoque desta vacina na semana que vem. Até então, a dose de reforço era recomendada à população acima de 18 anos.


SEGUNDO REFORÇO 50+

O Ministério da Saúde também orienta a população acima de 50 anos e pessoas imunossuprimidas a tomarem a segunda dose de reforço, quatro meses após a primeira. Neste sentido, a rede municipal de saúde dará início nesta quinta-feira (09/06) à aplicação da chamada quarta dose nesta faixa etária, desde que respeitado o intervalo de quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço. O segundo reforço está autorizado a partir desta quinta-feira também aos profissionais de saúde.

Foto: Divulgação

Banner para site-1.png