top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Adriana Palladino | Reflexões

Semana passada me deparei com um vídeo fofo que me fez refletir mais uma vez sobre os humanos e a relação com as outras espécies e com o meio ambiente. O vídeo era sobre a soltura de bebês tartarugas em direção ao oceano. Ver aquelas fofurinhas lutando bravamente para encontrar o mar me fez pensar que muitos de nós, dedicamos nossas vidas a salvar outras, independentemente da espécie, enquanto outros matam pelo simples prazer de matar.


Confesso que tenho dificuldade de ficar indiferente a segunda opção. Sou uma pessoa passional quando o assunto são os animais. Eu precisaria vir mais umas mil vezes nesse planeta para começar a entender que nem todos têm a mesma evolução. Sim, eu acredito em reencarnação! Se não acreditasse, acho que a decepção já teria me corroído.


É preciso muita persistência, resiliência e, principalmente, HUMILDADE, para entender que nós não somos o centro do universo. Somos apenas seres que fazem parte de um ecossistema , que convenhamos: se o ser humano fosse extinto, o planeta sobreviveria sem ele. O mesmo não aconteceria se, por exemplo, as abelhas fossem extintas. Você sabia disso?


“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”. Essa frase foi atribuída à Albert Einstein e mostra a importância de uma espécie que a maioria pensa que sua principal razão de existir é a produção de mel.


A reflexão a partir desses exemplos citados é que, muito pode ser feito para se viver em harmonia no nosso planeta. Pequenos gestos e atitudes podem influenciar na forma que existimos e coexistimos nessa terra tão generosa e tão farta.


Buscar maneiras de contribuir com a preservação do meio ambiente além de contribuir para o futuro das novas gerações e espécies faz um bem enorme para nós mesmos. Desenvolve o senso de pertencimento e nos torna pessoas mais conscientes de nossa verdadeira razão de estar aqui, que é EVOLUIR!


Enquanto o individualismo reinar, estaremos indo a passos largos para o fim. O meio ambiente não suportará por muito mais tempo! A consciência da preservação e o respeito a todas as espécies deve ser uma busca diária dentro de nós mesmos, sob pena de passarmos por essa existência sem deixar um legado positivo e produtivo para o planeta.


Michael Jackson na canção Heal the World dizia: “Se você se importa o suficiente com os que vivem, faça um lugar melhor para você e para mim.”

Adriana Palladino

Comments


bottom of page