top of page
  • Lenon Quoos

Aero Santos Dumont forma 102º turma e chega a 1.057 pilotos agrícolas formados

A escola de pilotos agrícolas Aero Agrícola Santos Dumont (AASD), de Cachoeira do Sul, vai realizar neste sábado, 1º de julho, a formatura de 9 novos pilotos na 102ª turma do Curso de Piloto Agrícola (CAVAG), formados no Centro de Instrução de Aviação Civil Aero Santos Dumont (CIAC). A solenidade vai ocorrer no hangar da empresa, no Aeroporto Municipal Nero Moura.

A CAVAG chegou a marca de 1.057 pilotos agrícolas formados com o final do período de formação da turma 102. Conforme o diretor da AASD, Pelópidas Bernardi, além de 31 horas de treinamento no CAVAG, os alunos recebem 120 horas aulas de experiência com engenheiros agrônomos, engenheiros aeronáuticos, médicos, advogados, fiscais federais, fabricantes de aeronaves e insumos, tudo dentro da grade curricular ANAC do CAVAG. "Eles também são submetidos à prova teórica por pedagogos ao final e prova de voo com examinador ANAC. Somente após aprovação em todas etapas, eles estão aptos ao mercado de trabalho. Nossos alunos são quase 100% colocados nos mercados brasileiros e latino americanos. Temos inclusive egressos voando nos USA", relata.


Os alunos já saem do CAVAG com os cursos Piloto Privado (40 horas), após PC 150 horas, alguns de instrutor de voo e chegam para começar o Cavag com 370 horas, saindo formados com 400 horas totalizadas para voar como pilotos agrícolas.

A próxima turma inicia em duas semanas.

AEROPORTO NERO MOURA

O Aeroporto de Cachoeira do Sul, também conhecido como Aeroporto Nero Moura, localiza-se em Cachoeira do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Situa-se na VRS-810, Estrada do Ferreira, à 10 km do centro da cidade. Seu nome, Nero Moura, é uma homenagem ao cachoeirense que foi Ministro da Aeronáutica no governo de Getúlio Vargas.


Possui uma pista pavimentada e sinalizada de 1018 m de comprimento, sendo disponível apenas para aviões de médio porte. Não há nenhuma linha interligando outros municípios, ou seja, apenas para aviões particulares.


Nesse aeroporto estão sediados uma escola para formação de pilotos agrícolas, um aeroclube com escola de pilotos privados e várias empresas aeroagrícolas, que atendem a demanda de aplicação de defensivos agrícolas nas lavouras da região.

Agachados estão os instrutores Leandro Castro e Maurício Brião, o Diretor e instrutor Pelópidas Bernardi e o coordenador de curso Maikel Miotto.


Imagens: Reprodução.

ความคิดเห็น


bottom of page