top of page
  • Lenon Quoos

Agroindústria cachoeirense de queijos "Vida Camponesa" recebe Selo Sabor Gaúcho da Emater


Na manhã desta sexta-feira dia 7 de julho de 2023, a Agroindústria Vida Camponesa da unidade familiar de Luciana e André Piovesan, da localidade do Piquiri, receberam da Emater o Selo Sabor Gaúcho, documento de Inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, iniciativa do Estado do Rio Grande do Sul que possibilita a comercialização de produtos oriundos das agroindústrias familiares pelo próprio talão de produtor, sem a necessidade de que o agricultor tenha que registrar uma pequena ou micro empresa.


O programa auxilia os agricultores beneficiados nas questões fiscais e burocráticas, além da participação em feiras como Expointer, Expoagro, Fenarroz, entre outras, nos Pavilhões de Agroindústria Familiar, bem como possibilita a comercialização dos seus produtos nos mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


O Selo foi entregue pelo Engenheiro Agrônomo Luciano Mazuim, chefe da Emater de Cachoeira do Sul, para Luciana Piovesan, na Feira Livre Municipal. A agricultora agradeceu a participação de todos os envolvidos no processo e reforçou a importância de que a legislação referente a legalização de novas Agroindústrias Familiares seja reestudada como forma de viabilizar a criação de novas agroindústrias no estado e também falou da importância da existência do espaço de comercialização na Feira Livre. 

Mazuim frisou que com esta agroindústria, Cachoeira do Sul chega a sete Agroindústrias Familiares legalizadas atualmente e que existem outras quatro em processo de construção e legalização. "Temos a expectativa de que esse número possa chegar a 11 agroindústrias familiares legalizadas somente no ano de 2024", destacou.

  

A Agroindústria Vida Camponesa trabalha com pecuária leiteira e com a produção de queijos, e é a primeira agroindústria familiar deste segmento a ser contemplada com o Selo Sabor Gaúcho em Cachoeira do Sul. Fica localizada no Corredor da Costa no Piquiri e comercializa seus produtos direto na propriedade, no quiosque da comunidade nas margens da BR 290 e também na Feira Livre municipal nas sextas-feiras pela manhã. Produz queijos Colonial, Minas Frescal e Colonial com Orégano. Os queijos podem ser encomendados também pelo fone (51) 9 9706-1973. 


A cerimônia contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP), através da presença do secretário Fernando Cantarelli, do diretor Diego Cruz, responsável pelo setor de Agroindústrias Monique Porto, além de Luciane Pedroso e Julia Pedrotti do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Paulo Ricardo - presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), e a equipe da Emater de Cachoeira do Sul, com as presenças de Luciano Mazuim, Larisse Martin, Isabel Vivian e Dirceu Nöller. 



Imagens: Divulgação.

Comments


bottom of page