• Da Redação

Alessandro Rosa: Ética x Liderança


Ao fazermos um “correlacionamento” de ética com liderança, descobrimos que ética tem tudo a ver com a identidade e o papel do líder. É importante observarmos que “a ética é essencial para a liderança”.


Um líder impulsiona e inspira os subordinados a alcançar um objetivo comum, seja no caso de trabalho em equipe, busca organizacional ou qualquer projeto. É um trabalho ético do líder tratar seus colaboradores com respeito, pois cada um deles tem uma personalidade única.


O ambiente ético em uma organização é construído e desenvolvido por um líder, pois ele tem um papel influente na organização devido ao fato de os líderes terem importância no desenvolvimento dos valores organizacionais.


Um líder ético e eficaz tem as seguintes características:


  • Respeita os outros, respeita os seguidores os ouve efetivamente, é compassivo com eles e é liberal ao ouvir pontos de vista opostos.


  • Serve aos outros um líder ético coloca os interesses de seu seguidor à frente de seus próprios interesses.


  • É justo um líder justo trata todos os seus seguidores igualmente.


  • É atencioso com os interesses da equipe um líder ético considera seu próprio objetivo e o de seus colaboradores, enquanto faz esforços para alcançar os objetivos adequados a ambos.


  • É leal e honesto A honestidade é essencial para ser um líder ético e eficaz.


É importante observar que a liderança tem tudo a ver com valores e é impossível ser um líder se você não tiver consciência e preocupação com seus próprios valores pessoais. A liderança tem um aspecto moral e ético. Essa ética define liderança. Costuma-se dizer que bons líderes nascem e não são feitos, no entanto, bons líderes são aqueles que estão cientes de seu papel ético em todas as suas ações.


Foto: Divulgação

1/1375