• Da Redação

Alessandro Rosa | A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS DIAS ATUAIS

Se você se sentir oprimido por preocupações relacionadas a suas finanças ou dívidas, também pode estar buscando informações sobre maneiras de evitar dívidas futuras ou como planejar seu futuro financeiro. Nunca é tarde demais para uma educação financeira e há muitas razões pelas quais a saúde financeira é importante. Aprender como manter seu orçamento equilibrado e fazer um plano de economia pode fazer uma enorme diferença no seu futuro.


Aqui estão as principais razões pelas quais a educação financeira é importante:


1. Obter controle - Se você se sente preocupado com dívidas ou está lutando para pagar seus empréstimos e contas, aprender a administrar bem suas finanças é o primeiro passo para obter o controle. Colocar esse conselho em prática e trabalhar para eliminar sua dívida é o segundo passo. Aprenda a entender o que você pode pagar de forma realista e o que pode ser necessário reduzir seu orçamento.


2. Acabar com o ciclo da dívida - Aprender a fazer um orçamento e a entender como sua receita se relaciona com suas despesas pode ajudá-lo a evitar o acúmulo de dívidas no futuro. Entender como suas finanças funcionam e o que as torna saudáveis ​​faz parte de aprender a viver sem dívidas. Provavelmente, você precisará de crédito novamente em algum momento do futuro, por isso é importante aprender como usar o crédito com sabedoria, em vez de usá-lo de maneiras que prejudiquem você.


3. Entender seu dinheiro - Por exemplo, se você precisa tomar uma grande decisão sobre comprar uma casa ou carro ou economizar para uma emergência ou aposentadoria, trabalhar com um conselheiro financeiro pode ajudar. Um conselheiro pode examinar atentamente suas receitas e despesas e ajudá-lo a ver se você tem espaço para fazer uma compra grande ou como essa compra afetaria o resto de sua vida financeira.


4. Planejar o futuro - Para planejar seu futuro, você precisa entender quais são as diferentes opções de economia e como elas podem afetar seus objetivos. Por exemplo, se você está planejando se aposentar algum dia, a educação financeira pode ajudá-lo a entender quanto dinheiro você precisará. Pode ajudá-lo a compreender como economizar com base em sua renda atual, inflação e quanto tempo você prevê viver na aposentadoria.


Compreender suas finanças também pode ajudá-lo a planejar outras metas. Se você quiser sair de férias, ele pode ajudá-lo a descobrir quanto você precisa economizar para essas férias e quanto você deve reservar a cada mês para ter os fundos necessários para cobrir sua viagem.


5. Compreender suas escolhas - Entender o dinheiro e como as finanças funcionam pode ajudá-lo a entender o motivo por trás de algumas escolhas que você pode precisar fazer. Por exemplo, se você está economizando para as férias, pode decidir não fazer outra compra grande que possa prejudicar seu objetivo. Se você planeja comprar uma casa no futuro, isso pode ajudá-lo a entender por que você não deseja abrir um cartão de crédito agora, ou como isso pode atrapalhar a obtenção da melhor oferta de hipoteca.


Educação Financeira é importante, e é importante saber que você não precisa aprender sozinho ou ensinar sozinho tudo o que há para saber sobre dinheiro. O auxílio de um educador financeiro irá ajudá-lo a tomar decisões financeiras sábias e a entender como sair e ficar livre de dívidas.


Para saber mais sobre os recursos de educação financeira gratuitos, ou para iniciar uma análise de dívida gratuita, entre em contato e descubra como podemos ajudar. Whatsapp (51) 997889-6352.


Alessandro Rosa.

1/1196