• Da Redação

Alessandro Rosa | A importância dos relacionamentos no local de trabalho

Muitas pessoas mais horas com colegas de trabalho do que com seus familiares. Como tal, é importante dar aos funcionários a oportunidade de construir relacionamentos de qualidade com seus colegas de trabalho. Isso pode ser conseguido através da organização de encontros informais fora do trabalho, além de incentivar a interação dos funcionários. Existem muitos benefícios que podem ser obtidos pelos pequenos empresários que permitem e promovem boas relações no local de trabalho.


Trabalho em equipe e colaboração aprimorados


Quando as pessoas se conhecem bem, é muito mais provável que trabalhem bem juntas. Assista equipes que têm um novo membro; normalmente, esse novo membro permanecerá um pouco isolado até que todos os conheçam. Se você tem vários funcionários que mal falam e os reúne em um projeto, levará algum tempo para quebrar o gelo e começar a trabalhar bem juntos. Por outro lado, os membros da equipe que já se conhecem, gostam e se respeitam podem estar mais dispostos a colaborar para a melhoria do projeto.



Melhoria da moral dos funcionários


Dado quanto tempo os funcionários passam na presença um do outro, o desenvolvimento de bons relacionamentos no local de trabalho pode aumentar a moral dos funcionários. Os colegas de trabalho tornam-se amigáveis ​​e esperam passar um tempo juntos enquanto realizam seu trabalho. Isso também pode tornar o trabalho mais divertido para esses funcionários, com o resultado final não apenas sendo um local de trabalho mais positivo, mas também melhorando a moral geral. Por outro lado, um ambiente de trabalho rígido e hostil terá o efeito oposto.


Taxas mais altas de retenção de funcionários


Quando os funcionários se sentem conectados a uma empresa, seja porque compartilham da mesma visão que os líderes da empresa ou se sentem que seus colegas de trabalho se tornaram como uma família, é muito menos provável que eles procurem emprego em outra empresa. As amizades levam tempo para serem construídas, principalmente as de qualidade, e a perspectiva de começar tudo de novo pode ajudar a convencer alguns funcionários a permanecer exatamente onde estão.


Maior produtividade dos funcionários


Todos esses elementos somam um resultado comum: funcionários felizes que são

naturalmente mais produtivos. No geral, embora você possa ter alguns problemas com os funcionários se tornando muito amigáveis ​​e perdendo tempo juntos, uma força de trabalho feliz e bem ajustada é produtiva. Por se sentirem mais conectados ao seu local de trabalho, os funcionários naturalmente querem se esforçar mais para ajudar a manter a empresa funcionando e a crescer.


O local de trabalho é um dos poucos ambientes em que as pessoas são forçadas; a se relacionar. Por sua própria natureza, os ambientes de trabalho são constituídos por uma mistura de diversos grupos de pessoas - muitos dos quais teriam muito pouco interesse em conhecer ou socializar livremente fora do local de trabalho. Embora o maior patrimônio de uma empresa sejam seus funcionários, esses funcionários não trabalham juntos em harmonia o tempo todo.


No entanto, existem ações que qualquer indivíduo ou organização pode tomar para incentivar a interação dos funcionários e desenvolver uma cultura inclusiva no local de trabalho. Através da promoção de interações sociais positivas, as relações no local de trabalho podem ser uma fonte de crescimento individual e coletivo, aprendizado e prosperidade.


Alessandro Rosa

1/1375