• Da Redação

Alessandro Rosa | Como competir com as grandes empresas?

As pequenas empresas enfrentam forte concorrência não apenas de outras de seu mesmo tamanho, mas principalmente das grandes empresas. Enfrentar esse tipo de competição está longe de ser fácil. Esses grandes jogadores têm muito mais em termos de recursos e clientes existentes. Mas não é impossível.


Determine que tipo de participação de mercado você deseja - Ao enfrentar uma grande competição, você não pode esperar ter sucesso sem uma estratégia realmente específica. Isso significa ir atrás de um tipo específico de cliente ou tentar expandir o mercado para incluir alguns novos clientes. Você precisa se perguntar se está tentando obter participação de mercado de um concorrente maior ou se está tentando obter uma porcentagem de novos negócios enquanto explora o mercado.


Destaque o que o torna diferente - A partir daí, você precisa determinar o que o diferencia de seus concorrentes. Em seguida, use isso em seu marketing para ter certeza de delinear claramente por que os clientes devem escolher você em vez de todas as suas outras opções.


Essa pode ser uma diferença em seus produtos reais. Isso pode significar que você oferece um serviço mais personalizado. Ou podem ser outros fatores, como conveniência ou uma experiência de compra única.


Torne-se adaptável - É importante a adaptabilidade para pequenas empresas que lidam com a concorrência de grandes corporações. Como essas grandes empresas costumam promover mudanças em seus setores, é importante que você seja capaz de se adaptar a essas mudanças rapidamente para não perder mercado.


Por exemplo, sua concorrência pode começar a oferecer frete grátis ou devoluções. Se os clientes começarem a se acostumar com isso, eles podem esperar isso também da sua empresa. E se você não oferecer, eles podem ver isso como uma grande negativa.


Aproveite as oportunidades rapidamente - Além disso, se você for ágil o suficiente para se adaptar às mudanças rapidamente, também poderá aproveitar as novas oportunidades que surgirem. Talvez seja uma nova tendência ou tipo de tecnologia que permitirá que você entregue seu produto ou serviço de uma nova maneira. Isso pode lhe dar oportunidades extras para diferenciar sua empresa da concorrência maior, que pode não ser capaz de se mover tão rapidamente quando essas oportunidades se apresentarem.


Use dados para identificar oportunidades - Para identificar essas oportunidades confie em dados concretos. Tenha uma abordagem disciplinada para definir metas, bem como desenvolver os métodos estratégicos com os quais você irá alcançá-las. Para mim, isso significa ser orientado por dados - um conceito que é frequentemente expresso, mas raramente executado de forma eficaz. Medir dados pode ser um indicador precoce de oportunidades no mercado ou deficiências em seu produto ou serviço.


Assuma riscos medidos - Além disso, pode ser uma boa estratégia experimentar um pouco novas estratégias e oportunidades. Você pode encontrar algo que funcione muito bem. As pequenas empresas devem arriscar o máximo possível, sem medo do fracasso. Riscos calculados podem ser necessários para ter sucesso e sem tentar coisas novas, você não aprenderá nada novo. Normalmente, é uma batalha difícil ter um concorrente maior, então experimentar diferentes capacidades dentro de sua empresa e no mercado de consumo pode levar a descobertas positivas que podem ajudá-lo a crescer e ter sucesso.


Pense nisso, se necessário busque um consultor e ele irá lhe mostrar um caminho por onde ir.


A todos uma ótima semana!


Alessandro Rosa.

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