• Da Redação

Alessandro Rosa | Ensinando seus filhos sobre responsabilidade financeira

Quantos de nós olhamos para trás em nossas infâncias e desejamos ter aprendido mais sobre dinheiro?


Muitas pessoas se formam na faculdade sem ideia alguma de como gerenciar seu salário ou o saldo de sua conta bancária.


Talvez você já tenha sido assim, hoje eu gostaria de ajudar seus filhos a não cometerem os mesmos erros.


Desde gerenciar sua mesada com mais sabedoria até economizar para aquele brinquedo ou jogo caro em sua lista de desejos, use as sugestões abaixo para compartilhar valiosas lições financeiras com seus filhos.


1. Ensine-os a fazer um orçamento - Uma mesada pode ser um ótimo primeiro passo para mostrar a seus filhos como administrar o dinheiro. Você pode estipular um pequeno valor em dinheiro para os filhos mais novos, em intervalos de duas semanas para os pré-adolescentes e mensalmente para os adolescentes. A distribuição gradual do tempo ajudará seus filhos a entender a necessidade de administrar seus gastos. Isso iniciará em suas mentes o processo de administração do próprio dinheiro.


2. Mostre a eles o valor da economia - É natural que o dinheiro faça um buraco no bolso das crianças mais novas. Mas é importante para eles descobrirem os benefícios da gratificação adiada. Se houver um brinquedo ou jogo que eles estão de olho, sugira que eles deixem de gastar sua mesada com sorvete ou outro prazer imediato e, em vez disso, economizem por algumas semanas para fazer uma compra maior.


3. Deixe-os ganhar um pouco mais - Você provavelmente espera que seus filhos limpem o quarto, ajudem com a louça e façam outras tarefas diárias. Mas considere oferecer a eles a chance de ganhar dinheiro extra, ajudando você a organizar a garagem, lavar as janelas ou aceitar outro trabalho que vai além da rotina. Ser pago por trabalho extra ajudará a criar bons hábitos e dar às crianças mais controle sobre como economizar e gastar.

4. Ensine sobre caridade - Mesmo quando seus filhos são muito pequenos, você pode falar com eles sobre seus dons de caridade. Converse com eles sobre alguma organização ou família que gostariam de apoiar e, em seguida, destine parte de sua verba para doações a essas causas. Isso lhes ensinará sobre responsabilidade social e os ajudará a se tornar um adulto envolvido com a realidade da sociedade em que vive.


5. Crie oportunidades de aprendizagem - Se seus filhos gastarem toda a mesada imediatamente, resista aos pedidos de mais dinheiro antes do vencimento da próxima mesada. As consequências negativas podem trazer lições poderosas. Se você conversar com seus filhos sobre como fazer melhor da próxima vez, eles começarão a fazer escolhas mais inteligentes.


Às vezes, a melhor lição vem de uma decisão ruim, especialmente quando seu filho ainda é jovem e a perda financeira não é tão grande.


Quando crianças e adolescentes ganham quantias de dinheiro e gastam sem pensar, têm a oportunidade de aprender, e isso é muito valioso.


Digamos que seu filho queria muito ir a um show, mas ao longo do ano gastou toda a sua mesada com lanches e passeios.


Na hora de comprar o ingresso, ele não tinha nenhuma reserva financeira e acabou perdendo essa oportunidade.


Pode ser doloroso para os pais ver um adolescente triste com algo que poderiam resolver, mas a lição é valorosa para o futuro financeiro de seu filho.


Alessandro Rosa.

Banner para site-1.png