• Lenon Quoos

Alessandro Rosa | Está pensando em casar? Saiba como administrar suas finanças em conjunto!

Quando você se casa com seu parceiro, você se casa com suas finanças.


Você pode se casar por amor, mas o dinheiro ainda fará parte da equação. Ao dar o nó, você também estará se amarrando às finanças do parceiro escolhido.


É por isso que é tão importante saber tudo sobre as finanças uns dos outros bem antes do grande dia. Do montante da dívida que vocês dois têm aos tipos de ativos que possuem e quaisquer heranças que possam esperar, não deixe nada para especulação. Colocar todas as cartas financeiras na mesa deve ser visto como um ritual pré-nupcial essencial.


A confiança é um componente essencial de qualquer relacionamento e, uma vez quebrada, pode ser impossível consertá-la. A infidelidade financeira assume muitas formas - de dívidas não reveladas a cartões de crédito secretos e contas bancárias escondidas. Qualquer um deles pode comprometer seu futuro financeiro ou de seu parceiro.


Mesmo que seu relacionamento possa sobreviver a uma indiscrição financeira, ainda pode levar anos para que as finanças de sua família se recuperem. E se a situação terminar em divórcio, o tamanho reduzido da torta de ativos conjuntos pode deixar ambas as partes pior do que estariam de outra forma.


Se quiserem manter um relacionamento baseado na confiança, vocês precisam ser honestos uns com os outros sobre seus desafios financeiros e aprender como enfrentá-los juntos.


Faça compras juntos. Uma simples ida ao supermercado pode revelar muito sobre o que você e seu parceiro valorizam e como você toma decisões de compra. Você pode descobrir que prefere produtos que oferecem a maior economia. Ao mesmo tempo, seu parceiro pode estar disposto a pagar mais por produtos ecológicos ou de marca.


Fale sobre objetivos de longo prazo. Para parceiros em relacionamentos sérios, as discussões sobre o futuro não deveriam ser grande coisa - e isso inclui falar sobre finanças.


Se você não se sente à vontade para falar sobre suas finanças, falar sobre problemas financeiros de amigos ou familiares pode ser uma maneira inteligente de abordar o assunto.


Certifique-se de que vocês dois têm cartões de crédito. Isso permitirá que cada um crie e mantenha o crédito separadamente. Manter um bom crédito irá colocá-lo em uma posição financeira melhor se decidirem financiar um carro ou fazer um empréstimo para casa juntos.


Compartilhe extratos bancários e outros documentos financeiros. Quando você trouxer a correspondência, abra essas declarações na frente de seu parceiro. Comparar finanças não é fácil, mas é importante.


Faça disso uma sessão de planejamento. Se você está nervoso ao falar sobre finanças com seu parceiro, encare isso como uma sessão de planejamento. Afinal, vocês estão planejando sua vida juntos e falar sobre dinheiro é parte integrante do processo.


Seja solidário e um bom ouvinte. Pode ser difícil falar sobre dinheiro e finanças, especialmente se um ou ambos cometeram erros no passado. O apoio de um parceiro compreensivo pode fazer toda a diferença, especialmente se um ou ambos estão lutando contra dívidas. Portanto, olhem-se nos olhos, respirem fundo e comecem a falar.


Admita seus erros. É fácil ficar na defensiva ao falar sobre dinheiro, mas admitir os erros do passado é a única maneira de construir um futuro melhor. Nunca tente esconder seus erros do passado ou dar desculpas para eles; aceite o que você fez de errado e use isso para ajudá-lo a crescer.


Em um mundo perfeito, conversas sobre dinheiro e finanças não seriam tão desagradáveis. Mas no mundo real, as discussões financeiras podem ser uma fonte considerável de conflito, especialmente no meio de um novo relacionamento.


É perfeitamente normal se você não quiser falar sobre dinheiro no primeiro encontro. Mas à medida que um relacionamento fica mais sério, as discussões sobre dinheiro, dívidas e pagamentos de juros se tornam mais importantes.


Se você e seu parceiro aprenderem a falar sobre finanças agora, essas discussões serão muito mais fáceis quando você estiver planejando um casamento. E isso colocará vocês dois no caminho certo para terem um futuro de mais sucesso juntos.


1/1176