• Da Redação

Alessandro Rosa | Fidelizar é preciso



A pandemia do Covid-19 irá, sem dúvida, afetar grande parte das empresas, principalmente as menos estruturadas ou em locais em que as atividades econômicas permanecerem fechadas por mais tempo. No entanto aqueles que tiverem clientes fidelizados serão as que se sobressairão em meio à crise.


Por que é tão importante ter clientes fiéis?

Hoje decidi trazer algumas dicas importantes que, se seguidas, serão de grande utilidade para sua empresa seja ela em qual ramo ou setor se encontra.

A fidelização de clientes é fundamental para a empresa que deseja se tornar referência e continuar por muito tempo no mercado. Nesse caso o tamanho de sua empresa não importa, tenho exemplo da minha empresa a qual é bem pequena e com a fidelização já estamos, aos poucos rompendo as barreiras de nosso estado (fomos destaques sul-brasileiro em março/2020).


Fidelizar os clientes é tão ou mais importante que atrair os novos. Sem isso os negócios seriam suficientes apenas para manter a corporação funcionando sem chance de aumentar ou expandir. Veja as vantagens de um consumidor fiel:


1 – Compra novamente: ele conhece seu produto e não vai ao concorrente. Diferenças de valores não serão barreiras para levar seu cliente ao concorrente. Ele quer o seu produto! Ele confia em você!

2 – Indica seu produto ou serviço: Recomenda simplesmente por que gosta de seu produto e atendimento, será seu marketing gratuito. Seu cliente indica simplesmente por hábito e como forma de compartilhar algo de valor que encontrou. Ele quer que seus amigos também tenham o mesmo prazer que ele teve ao ser seu cliente.

3 – Gasta mais: É comprovado que um consumidor já fidelizado tem uma média maior em gastos e frequência de compras do que o não fidelizado. Isso lhe trará uma receita mais “previsível” e poderá ajudar em seu planejamento e crescimento.

4 – Feedback honesto e preciso: Os clientes fiéis opinam sobre seu produto e serviços, eles respondem às suas pesquisas e na maioria das vezes de forma positiva. Eles “tiram” um tempo para isso, pois lhes é uma atividade prazerosa de fazer. Eles se sentem envolvidos com sua marca, são parte dela!

Esse cliente fiel deve ser visto como parte importante do seu negócio. Ele é e sempre será um aliado, apontando pontos positivos e negativos os quais lhe proporcionará um melhor desenvolvimento de seus produtos, serviços e atendimento.

Manter um bom relacionamento com seus clientes é um processo constante, mas que tende a trazer bons resultados quando bem feito.


Ótima semana a todos! Que Deus abençoe!


Quer mais dicas? Precisa auxílio? ale.rosa.gestor@gmail.com - WhatsApp: (51) 997896352

Tchê Peq..png