• Da Redação

Alessandro Rosa | Gerenciando suas finanças pessoais

Como seria bom se houvesse uma fórmula mágica ou um truque que permitisse que você nunca tivesse que se preocupar com dinheiro ou gerenciamento de suas finanças! Embora isso possa não ser possível, há algumas coisas simples que você pode fazer agora para melhorar sua situação financeira. Veja:


Seus objetivos financeiros - Reserve um tempo para escrever metas financeiras específicas e de longo prazo, fazer uma viagem de um mês, comprar uma propriedade ou se aposentar mais cedo. Todos esses objetivos afetarão como você planeja suas finanças. Por exemplo, seu objetivo de se aposentar mais cedo depende de quão bem você economiza seu dinheiro agora.


Depois de anotar suas metas financeiras, priorize-as. Esse processo organizacional garante que você esteja prestando mais atenção naqueles que são da maior importância para você.


Concretizar o seu plano - Um plano financeiro é fundamental para ajudar você a atingir seus objetivos financeiros. Ele deve ter várias etapas ou marcos. Um plano de amostra pode incluir a criação de um orçamento mensal e um planejamento de gastos, e depois sair da dívida.

Depois de concluir essas três coisas e seguir seu novo objetivo por alguns meses, você poderá descobrir que possui dinheiro extra e o dinheiro liberado pode ser usado para alcançar sua próxima rodada de metas.


Continue trabalhando constantemente em direção às suas metas de longo prazo, mas também comece a se concentrar nas metas de curto prazo mais importantes. Você quer fazer uma viagem extravagante? Comece a investir? Comprar uma casa ou construir seu próprio negócio? Essas são todas as coisas a considerar ao decidir seu próximo passo.


Faça e cumpra um orçamento - Seu orçamento é uma das maiores ferramentas que ajudarão você a ter sucesso financeiro. Ele permite que você crie um plano de gastos para alocar seu dinheiro de uma maneira que o ajude a alcançar seus objetivos.


Você pode fazer seu orçamento com o nível mais alto ou detalhado que desejar, contanto que o ajude a atingir seu objetivo final de gastar menos do que ganha, quitar dívidas, preencher seu fundo de emergência e economizar para o futuro.


Sem o plano, você pode gastar dinheiro com coisas que parecem importantes agora, mas não oferece muito em termos de melhoria do seu futuro. Muitas pessoas são pegas nesse atoleiro e se deprimem por não alcançarem os marcos financeiros que desejam para sua família e sua própria vida.

Não se esqueça de celebrar pequenas vitórias ao longo do caminho. Por exemplo, parabenize-se depois de pagar sua dívida ou se recompense quando você mantiver seu orçamento por três meses seguidos.


Se você é casado, você e seu cônjuge precisam trabalhar juntos no orçamento. Trabalhar em conjunto faz com que pareça justo para vocês dois, e ambos têm o mesmo nível de comprometimento para alcançá-lo. Essa unidade pode ajudar bastante a evitar argumentos relacionados ao dinheiro.


Pagar as dívidas - Dívidas são um enorme obstáculo para muitos quando se trata de alcançar metas financeiras. Configure um plano de eliminação da dívida para ajudá-lo a pagar mais rapidamente.

Quando estiver totalmente sem dívidas, comprometa-se a ficar sem elas. Deixar cartões de crédito em casa pode ser uma estratégia sábia. Crie um fundo de emergência para cobrir despesas inesperadas, ao invés de usar um cartão de crédito para cobri-las.


Não tenha medo de pedir conselhos - Depois de aumentar suas economias e querer começar a investir para aumentar seu patrimônio, procure um consultor financeiro para ajudá-lo a tomar decisões sábias sobre investimentos.

Um bom consultor compartilhará os riscos envolvidos em cada investimento e o ajudará a encontrar produtos que correspondam ao seu nível de conforto e às necessidades de retorno do investimento, ajudando-o a atingir seus objetivos o mais rápido possível. Um bom profissional não se tronará mais um gasto e sim um investimento.


Invista em você e no seu futuro financeiro, para que você nunca mais precise se preocupar com suas finanças.


A todos uma ótima semana, fiquem com Deus!


Deseja mais dicas? Precisa auxílio?

ale.rosa.gestor@gmail.com - WhatsApp: (51) 997896352

1/1375