• Da Redação

Alessandro Rosa | Mas afinal, o que é educação financeira?

Nos últimos meses havia me dedicado a escrever sobre administração, gestão de

pessoas e assuntos sobre empreendedorismo. Com o passar do tempo e com a atual situação da economia nacional e global, acabei me voltando para uma nova e urgente necessidade do povo: a Educação Financeira Pessoal.


Essa paixão já havia me despertado quando eu ainda cursava a faculdade de

Administração, porém a falta de um tempo de qualidade para me dedicar impedia-me de aprofundar agora, porém estou no último semestre e em breve me graduarei Educador Financeiro.


A partir de hoje minhas colunas trarão assuntos para auxiliá-lo no trato com suas

finanças pessoas. Atualmente presto consultoria a dois casais e posso garantir que em menos de 6 meses a vida de um deles já mudou para melhor. Foi um milagre? Foi passe de mágica? Não! Definitivamente é apenas Educação Financeira no lar. Pessoas que antes não sabiam como pagar sequer a fatura do cartão de crédito, hoje já estão conseguindo economizar algum valor no final do mês.


Vem comigo, leia e acompanhe minhas novas colunas e aprenda que tudo é possível quando se têm regras e força de vontade. Todos fomos educados para conviver com outras pessoas em sociedade, no lar ou no ambiente de trabalho. Todos recebemos, em maior ou menor grau, uma educação formal na escola, que muito nos ajuda a compreender o mundo de hoje. Todos nós, enfim, possuímos uma formação cultural e profissional, mas que nem sempre engloba a educação financeira. No entanto, a discussão sobre a importância do dinheiro e de sua boa administração é fundamental para que possamos melhor planejar nossas vidas.


Muitas vezes, podemos enfrentar dificuldades por não educação financeira ter tido

informações que nos auxiliassem a conviver melhor com os problemas do consumo e da poupança, em especial, se dependemos do salário para viver. A autogestão financeira é importante para que vivamos com menos preocupações geradas pela falta de reservas financeiras; para que tenhamos maior autonomia em nossas decisões; para que possamos planejar o nosso futuro e o de nossos filhos;

para termos prazer em consumir produtos e serviços, em adquirir bens de que

necessitamos. Ou seja, a autogestão financeira é importante para que possamos

manter nossa vida vida em equilíbrio.


Nas próximas semanas estarei trazendo uma série de assuntos de grande relevância para sua família! Aguarde!


Caso precise de auxílio, sugestões ou críticas chame no WhatsApp (51) 99789-6352, será um prazer!


Alessandro Rosa



Banner para site-1.png