• Da Redação

Alessandro Rosa | Quando contratar um consultor

Haverá um momento em que você e sua empresa enfrentarão a necessidade de consultoria e ajuda externa. Pode ser a informação de mercado de que você precisa, ou conselhos, habilidades, estratégias e técnicas que não existem em sua organização. Os consultores podem fornecer soluções para uma ampla gama de questões de negócios. Diferentes tipos de consultores trazem ideias diferentes para a mesa, mas você precisa saber quando e por que usá-las.


Em geral, um consultor de negócios trabalha com você em estratégia, planejamento e solução de problemas. Eles podem ajudá-lo a desenvolver uma habilidade empresarial e aumentar o conhecimento. Você pode precisar aprender como projetar um modelo de negócios, criar um plano de marketing ou determinar quais técnicas de marketing você precisa usar e como usá-las. Os consultores se enquadram em cinco categorias.


1. Consultores de estratégia e gestão


Essas empresas ou indivíduos terão um conhecimento profundo de seu mercado específico e conhecerão as melhores práticas de seu setor. Eles podem oferecer ajuda para aumentar sua presença no mercado, expandir suas ofertas de produtos, ajudá-lo a se reorganizar para obter eficiência e economia de custos, aumentar as

capacidades de sua empresa ou ajudá-lo a fazer uma grande compra de equipamento ou até mesmo a compra de outra empresa.


2. Consultores de operações


Essas empresas se concentram em aumentar a qualidade e a eficiência de seus processos. Você pode usá-los quando estiver procurando mapear processos existentes, analisá-los e obter conselhos para melhorar a qualidade,

reduzir etapas ou erros e aumentar as margens e diminuir custos.


3. Consultores de TI


Provavelmente a área de maior crescimento em consultoria no momento. Com o rápido ritmo de tecnologia e suporte técnico necessários, a maioria das empresas contratou um consultor em algum momento para ajudar a integrar e melhorar seus sistemas de computador ou telefone ou espaço de armazenamento, atualizar servidores, etc.


4. Consultores de Recursos Humanos


Esses negócios são usados ​​para atender especificamente às necessidades dos funcionários. Você pode usá-los para recrutar os melhores talentos, melhorar a retenção de funcionários e determinar a remuneração para se alinhar aos objetivos da empresa. Você pode usá-los para o desenvolvimento de liderança e comunicação.


5. Consultores de vendas e marketing


As empresas nesta área são usadas para criar planos de marketing, trabalhar em declarações de posicionamento, desenvolver uma marca, lançar campanhas publicitárias, estabelecer estratégias de mídia social, iniciar o processo

de vendas e melhoria ou projetar treinamento e coaching de vendas.



Então, por que você contrataria alguém de uma dessas categorias?


Especialização: você pode não ter os recursos internos ou conjunto de habilidades dentro de sua empresa para lidar com seu projeto, meta ou o que deseja realizar. Usar um consultor em seu setor pode render grandes recompensas.


Agente de mudança experiente: navegando na política do escritório e assumindo a culpa pela redução do quadro de funcionários ou outras medidas de corte de custos, os consultores são especialistas em agentes de mudança e podem agir como uma voz externa para quebrar os obstáculos e fazer as coisas acontecerem.


Melhoria de processos: seu consultor será um especialista ou mesmo um especialista líder em seu campo e terá anos de experiência no que você está tentando resolver pela primeira vez. Por que tentar inventar uma prática recomendada quando um consultor provavelmente já a implementou várias vezes?


Gerador de ideias: um consultor pode trazer uma nova perspectiva para o seu negócio que você talvez não tenha. Eles podem ter uma visão geral do mercado e onde sua empresa se encaixa, sendo um outsider. Os insights que eles têm podem impulsionar sua equipe interna para novas maneiras de pensar e abordar problemas.


Treinador: Pela natureza do trabalho que um consultor faz, eles são treinadores naturais. Seu trabalho é compartilhar seu conhecimento, visão e experiência. Eles seriam uma boa escolha para fazer um curso de treinamento, apresentação ou fazer coaching de equipe.


Muitas vezes, um consultor pode fornecer uma estratégia e um plano de como fazer isso acontecer, mas não há como garantir que seja implementado, seguido e que os resultados sejam rastreados. Isso não é necessariamente culpa do consultor. Eles podem ter sido contratados apenas para fazer a configuração e certas tarefas.


Então, faça um diagnóstico em sua empresa seja ela pequena ou grande. Quer crescer? Quer ganhar mercado? Procure um consultor ele poderá lhe ajudar a ver onde você está e onde pode chegar.


Ótima semana a todos, Deus abençoe!


Alessandro Rosa

Tchê Peq..png