• Da Redação

Alessandro Rosa | Quando um consultor financeiro pode ajudá-lo

Muitas famílias brasileiras estão enfrentando problemas financeiros. Para lidar com isso, é importante que as pessoas da família se reúnam e apoiem umas às outras.

Você tem problemas para definir ou alcançar seus objetivos? Não fique frustrado consigo mesmo se não tiver feito muito progresso. Deixe que essas dicas o ajudem a reiniciar e recriar objetivos práticos.


Dinheiro é um assunto complicado. Aqueles que o possuem lutam para mantê-lo. Aqueles que não o tem, se esforçam para consegui-lo. Tem sido assim há anos e a história não deve mudar tão cedo. Como tal, todos precisam de ajuda com suas finanças em algum momento de suas vidas. É aí que entra um consultor financeiro.


Um consultor financeiro, também conhecido como educador financeiro, é um especialista que o ajuda a organizar suas finanças. Seu consultor fará uma previsão dos resultados de suas economias e investimentos, dando-lhe uma imagem clara de sua preparação para a aposentadoria e os contratempos inesperados da vida.


É bom fazer seu próprio planejamento financeiro, mas buscar ajuda profissional coloca sua estratégia monetária em um nível diferente. Um consultor financeiro é alguém que, de maneira ideal, recebeu treinamento especializado, educação e experiência em tudo relacionado a finanças.


O que um consultor financeiro faz?


Avalia o estado de suas finanças e desenvolve uma estratégia ciente de riscos para ajudá-lo a atingir seus objetivos. Fornece uma voz objetiva e independente que está genuinamente interessada em seu bem-estar financeiro. Um

planejador financeiro não é um vendedor ou um traficante de produtos.

A incerteza financeira desencadeia muitos medos e perguntas. Um consultor financeiro deve ser capaz de fornecer respostas práticas de longo prazo.


Constrói uma estratégia de gestão de patrimônio profundamente enraizada para corresponder aos seus apetites de risco e objetivos de longo prazo. O conselheiro se transforma em um treinador durante os momentos difíceis, fortalecendo seus princípios enquanto o mantém no caminho certo.


Varre o horizonte em busca de problemas que possam afetá-lo e o mantém informado. Quando é um bom momento para buscar a ajuda de um consultor financeiro?


Ao passar por mudanças pessoais - As necessidades financeiras mudam conforme as circunstâncias de sua vida mudam e é uma boa ideia encontrar-se com um consultor financeiro quando se casar ou tiver um filho, por exemplo.


Quando você está incerto sobre o seu futuro - É importante ser honesto consigo mesmo sobre sua situação financeira. Há tanto a considerar que é difícil manter o controle do quadro geral. Seus entes queridos serão atendidos quando você não estiver mais aqui? Um planejador financeiro o ajudará a se concentrar no que é mais importante.


Benefícios de um consultor financeiro


Apesar de seus melhores esforços para se manter informado, você não pode saber tudo sobre planejamento financeiro. Para um planejador financeiro isso é algo mais simples pois esse é seu trabalho. Ter alguém para tomar suas decisões financeiras, com base em lógica pura e análise sem emoção, é melhor para seus investimentos do que entrar em pânico e tomar grandes decisões. Eles não fornecerão as respostas às suas perguntas, a menos que tenham certeza de que são as respostas certas.


A conclusão de tudo isso é: um consultor financeiro está aqui para tornar sua vida melhor. Eles não estão aqui para fazer com que você saiba administrar seu dinheiro e prospere financeiramente. O consultor financeiro se dedica a trabalhar com você, quer você tenha ou não somas consideráveis ​​para investir. Ele quer tornar sua vida financeira melhor!


Alessandro Rosa

Foto: Divulgação

Tchê Peq..png