• Da Redação

Alessandro Rosa | Seja o líder, não o chefe

Você se considera um líder ou um chefe? Você lidera as pessoas ou apenas diz a elas o que deseja fazer sem nenhuma consideração ou explicação? Você incentiva e desenvolve sua equipe ou usa críticas e protege seus próprios interesses?


O mundo está cheio de chefes. Existem muito poucos líderes. Ser um líder também é útil em casa. Seus filhos e cônjuge preferem lidar com um líder do que com um chefe.

Um chefe gosta de ficar à margem e permitir que outras pessoas façam o trabalho duro. Um líder está na frente de seu povo, mostrando o caminho. Ele se envolve. Um chefe apenas faz um pedido e vai embora. As pessoas que seguem o líder devem ser inspiradas e capacitadas. As pessoas devem entender a missão. Isso é muito diferente de fornecer uma lista de tarefas sem qualquer contexto.


Um líder confia em seu povo, mas um chefe luta para abandonar qualquer controle. Um líder se cercou de pessoas que complementam suas fraquezas. Um chefe contrata pessoas que não o fazem se sentir ameaçado, ele sempre tem uma equipe mais fraca. A equipe não pode realizar tanto porque não tem poder. A equipe também é mais fraca porque o chefe não quer funcionários fortes que possam brilhar mais do que ele.


Os líderes têm os melhores desejos de seus seguidores. Aqueles que seguem um chefe secretamente querem que ele falhe. Os líderes usam técnicas positivas de motivação, enquanto os chefes tendem a criticar.


Um chefe quer ser temido. Na superfície, eles podem parecer semelhantes, mas as diferenças são impressionantes. Um líder está disposto a usar seu entusiasmo, habilidade e conhecimento para incentivar outras pessoas a respeitá-lo e segui-lo. Um chefe usa medo e ameaças para obter conformidade.


Um verdadeiro líder está constantemente criando funcionários com o conhecimento e a experiência para substituí-lo. Um chefe tem medo de ser substituído e é egocêntrico demais para se preocupar com as aspirações de carreira de seus funcionários.


Os líderes sabem que não há dois funcionários iguais. Eles conhecem bem seus funcionários para saber como inspirá-los. Um chefe simplesmente diz: “É o que é. É isso que precisa ser feito. Você sempre pode procurar outro emprego, se não gostar.”


Quando a equipe falha, o líder ainda está na frente, enfrentando as críticas. Um chefe está tentando se absolver da maior responsabilidade possível. Um chefe é rápido em culpar seus funcionários. Um líder é rápido em se culpar.


Não é agradável trabalhar para alguém que se encaixa na categoria chefe. Você sente que está operando no escuro, com pouco suporte e poucas oportunidades de desenvolvimento. É muito mais agradável trabalhar para um líder. Desenvolva suas habilidades de liderança.


A essência do trabalho em equipe é que todos estão trabalhando juntos usando suas habilidades específicas para atingir um objetivo compartilhado. Quando esse objetivo for alcançado, compartilhe o crédito também. Os líderes reconhecem que ninguém chega ao topo sozinho. Uma ótima semana para todos!


Deseja mais dicas? Precisa auxílio?

E-mail: ale.rosa.gestor@gmail.com - WhatsApp: (51) 997896352

Tchê Peq..png