• Da Redação

Alessandro Rosa | Você economiza corretamente?

Economizar dinheiro não é difícil - mas é possível cometer alguns erros ao longo do tempo. O aumento dos preços tem afetado o orçamento das pessoas. As recentes secas e o próprio Covid-19 provavelmente aumentarão os preços de alguns alimentos nos próximos meses. Preços mais altos fazem com que muitas pessoas procurem economizar dinheiro de todas as maneiras possíveis. Embora economizar dinheiro pareça ser muito fácil, ainda há um grande número de pessoas que cometem erros básicos quando tentam economizar dinheiro, o que prejudica suas finanças em vez de ajudá-las.

Hoje quero falar de alguns erros comuns que as pessoas cometem ao tentar economizar dinheiro: 1. Parar de gastar: Um grande erro que as pessoas cometem é parar de gastar, pois essa parece ser a maneira óbvia de economizar dinheiro. O problema é que, se feito sem previsão, não gastar dinheiro pode significar despesas adicionais no futuro. Devemos parar de gastar sim, mas com itens não essenciais! Não devemos parar de gastar com manutenção preventiva e básica. Você economizará dinheiro hoje ao pular um check-up no dentista, mas se isso resultar em problemas dentários que teriam sido detectados no início, a economia se transforma em um custo de longo prazo. Não vale a pena abusar da sorte para economizar alguns reais hoje em coisas evitáveis ​​e arriscar ter que fazer um grande pagamento mais tarde, quando existem muitas outras maneiras de economizar dinheiro. 2. Comprar barato: Muitas vezes as pessoas pensam que a melhor maneira de economizar é escolher o que tiver o preço mais baixo. Embora isso funcione algumas vezes, a verdadeira chave para economizar dinheiro é aprender a comprar o que tiver o melhor valor. Comprar as ferramentas mais baratas por exemplo, que duram apenas um ano, em vez de pagar o dobro por ferramentas que duram uma vida inteira, acaba custando mais caro a longo prazo, pois elas precisam ser substituídas repetidamente. O preço é apenas um fator que você precisa considerar ao fazer uma compra. Outros fatores importantes incluem quanto tempo o item irá durar, que tipo de garantias ele vem e com que frequência ele será usado. Aprender a comprar valor em vez de preço economizará muito dinheiro a longo prazo.


3. Solução rápida: Quando as pessoas precisam economizar dinheiro, geralmente procuram uma solução rápida para reduzir seus custos. Eles querem fazer algo que irá resolver o problema imediatamente, então começam a cortar os gastos um a um, supondo que isso resolverá o problema. A razão pela qual a maioria das pessoas precisa de economizar dinheiro não é porque cometeram um único erro que pode ser facilmente corrigido. Geralmente são problemas contínuos por um longo período. É importante perceber desde o início que o processo de economizar dinheiro não se resolverá instantaneamente, mas levará tempo e esforço para ser bem-sucedido. 4. Negar a si mesmo: Muitos acham que economizar dinheiro requer negar as coisas que são apreciadas, o que torna todo o processo doloroso. Para evitar essa dor, as pessoas esperam o máximo possível para tomar as medidas necessárias para reduzir suas despesas e economizar dinheiro. Quanto mais elas esperam, pior o problema se torna, e mais difícil será colocar suas finanças em ordem. A verdade é que economizar dinheiro não precisa ser doloroso, embora exija uma mudança no estilo de vida relacionado à forma como você compra bens e serviços. Provavelmente, você está pagando mais do que o necessário por muitos dos serviços e itens que compra atualmente. Aprender como reduzir os custos associados a eles sem abrir mão deles é a melhor maneira de começar a economizar dinheiro com seu orçamento. 5. Mudanças fundamentais: Assim como fazer dieta, aprender a economizar dinheiro é mais do que saber o que você precisa fazer. Muitas pessoas pensam que podem aprender a economizar dinheiro sem fazer uma mudança fundamental em seus hábitos e encarar a economia como um problema de curto prazo. Quando feito dessa forma, um plano para reduzir custos e economizar dinheiro nunca se torna uma prioridade de longo prazo, o que resulta em não ser capaz de economizar dinheiro da maneira que elas imaginavam que poderiam. Entender que as mudanças são parte da maneira como você lidará com o dinheiro de agora em diante, em vez de uma solução temporária para um problema, aumentará muito a probabilidade de sucesso. Isso geralmente inclui mudanças em como você gasta seu dinheiro e mudanças para reduzir suas despesas correntes atuais.

Ao aprender a fazer alterações que economizam dinheiro, você pode ajudar a garantir que economizará o suficiente para todas as suas necessidades financeiras no futuro. A todos um ótimo e abençoado 2021, com muito dinheiro no bolso!


Alessandro Rosa.


Banner para site-1.png