• Da Redação

Alessandro Rosa | Você é transparente com a sua equipe?

Nem toda estratégia que você cria para sua empresa ou organização irá durar. Este é um fato que muitos e empreendedores enfrentam diariamente. E embora os líderes experientes conheçam o conceito de eliminar uma estratégia e o processo que a acompanha, muitos perdem a oportunidade de corrigir erros de estratégia logo no início.


Essas oportunidades freqüentemente surgem na capacidade de um empresario ou gerente em ouvir feedback - (o feedback de sua equipe, por exemplo) - para receber críticas, ouvir preocupações e ouvir novas ideias.


Os gestores devem se sentir mais confortáveis ​​ao abrir seus escritórios e salas de conferências para esse tipo de conversa - as conversas que levarão a revelações, novas estratégias de negócios e uma equipe mais aberta e criativa. Aqui descrevo algumas questões que você deve lembrar:


Você nem sempre está certo


“Muitas vezes estou errado” e me lembre-se disso em todas as situações. Imaginar que sua maneira de pensar conterá todas as respostas é falta de visão. Por esse motivo, o diálogo aberto entre as equipes é extremamente benéfico. Mesmo que você não esteja errado, a maioria das estratégias, mesmo as excelentes, contém alguns “erros”. Mantendo um diálogo aberto com suas equipes, você pode corrigir esses erros, não importa o quão pequenos sejam, logo no início. E o conhecimento de suas deficiências em potencial não apenas ajuda a evitar armadilhas, mas também o torna um líder mais humilde - o que é melhor para sua empresa e sua equipe.


Você precisa de diversidade de pensamento


Dentro de sua equipe há um número diversificado de experiências, visões e talentos. Abrace esses talentos e aproveite a oportunidade de mergulhar no desconhecido, difícil e confuso. Você não pode administrar seu negócio sozinho e não deve definir estratégias sozinho. Aproveite o brilhantismo de suas equipes para ajudar a refinar seus negócios e definir estratégias que terão sucesso - mesmo que isso signifique fazer um pivô por meio de uma conversa honesta.


Sua transparência moldará a cultura da empresa


Como líder, a cultura que se forma na sua empresa começa com você. Ao trazer seus fundadores e equipes para certos elementos de conversas de estratégia, você construirá maior confiança entre as equipes que está construindo - um elemento de funcionários felizes que se dedicam à missão de sua empresa. Vulnerabilidade e transparência nem sempre são comuns entre fundadores de startups ou líderes executivos e, ao colocar a estratégia em jogo ao lado de sua equipe, você apresentará esses valores às pessoas que contribuem para o seu trabalho todos os dias.


Mesmo quando você preferir ficar em silêncio ou corrigir um problema de negócios sozinho, não perca de vista a interação com sua equipe. Na pior das hipóteses, você fará um esforço para obter transparência e colaboração; na melhor, poderá criar a próxima grande vitória da sua empresa.


Alessandro Rosa

Tchê Peq..png