• Da Redação

Aline Corrêa | 6 dicas para cozinhas pequenas

Quando se trata de cozinha pequena precisamos pensar em cada detalhe. Antes de sair comprando ou fazendo, meça o ambiente analise com calma o que você precisa na sua cozinha para ela ficar funcional e bonita.



Se você tem um espaço horizontal estreito, explore o vertical, as paredes, tente colocar os armários até o teto, assim você vai ganhar muito espaço de armário, irá conseguir guardar muitos utensílios. Use as paredes ao seu favor.



Opte sempre por cozinhas integradas, elas parecem mais amplas e arejadas, quando tem duas paredes na cozinha formando um “corredor” ela fica muito apertada, claustrofóbica, mas quando você integra um outro ambiente a sala por exemplo, abrindo um dos lados ou deixando só um balcão dividindo os dois ambientes sem duvida vai deixar tudo mais amplo.


Quando se tem pouco espaço vale muito a pena investir em móveis planejados ou sob medida. Você consegue garantir espaço para todas as suas coisas de uma forma organizada e funcional, poder fazer uma gaveta, porta do tamanho certinho da sua necessidade é incrível. Uma dica boa também é embutir os eletros na marcenaria, assim você ira ganhar mais espaço na sua cozinha. E deixar tudo mais lindo levando harmonia e unidade.



Cuidado quando for comprar os eletros, não compre uma geladeira muito grande, fogão de 6 bocas, micro-ondas e fornos com profundidade muito grande, para você conseguir colocar eles no balcão ou aéreos. Se você não tem muito espaço e quer valorizar a sua cozinha não vamos errar colando eletros enormes em espaços pequenos, para não ter a sensação de que tudo esta apertado e fora de proporção.


Não faça bancada de alvenaria ou até mesmo aquelas paredes na ilha, com isso você perde profundidade na seu armário pelo menos 15 centímetros, e não tem essa necessidade de estruturar essa bancada com alvenaria, você pode fazer ela só com a marcenaria e a pedra.


Prefira sempre por bancadas claras seja ela de granito, mármore, porcelanato não importa o material mas faça a opção por cores claras. Quando se coloca uma cor escura você marca uma linha horizontal na sua cozinha pequena e isso da uma sensação de rebaixamento desse espaço.



Bancada com área seca e área molhada, se você tem uma bancada pequena e nessa bancada ira colocar um cooktop, coloque a pia em uma extremidade e o cooktop na outra para que no meio você fique com um espaço para poder preparar os alimentos. Escolha uma cuba pequena proporcional à cozinha e a área molhada bem rente a cuba para sobrar mais espaço entre a cuba e o fogão, você irá aproveitar mais.

Faça o triângulo da funcionalidade para fazer os pontos principais da sua cozinha que são fogão, geladeira e pia use um triângulo para ligar esses três pontos. Essa é uma maneira de deixar seu espaço pequeno funcional.



Não é porque sua cozinha é pequena que você terá só um ponto de luz central, pelo contrario ela precisa ser bem iluminada. Coloque um fita de led embaixo dos armários, spots em algum detalhe, ou até mesmo uma arandela na parede. Sempre há uma maneira de deixá-la linda, funcional e aconchegante. Não esqueça de cuidar do seu lar : )





Aline Corrêa


Contatos


https://mywhats.net/arqalinecorrea

https://www.facebook.com/arq.alinecorrea/

https://www.instagram.com/arq.alinecorrea/

1/1169