• Da Redação

Aline Corrêa | Como escolher seu sofá

O sofá é o maior móvel que você vai ter na sua sala e ele vai influenciar toda a sua decoração, acabamentos e também passar sua personalidade. Ele precisa combinar com o seu jeito então você precisa definir como você vai usar ele, se é para assistir televisão, jogar conversa fora com os amigos ou apenas para ter conforto.


Ao escolher o tamanho precisamos nos deter a alguns detalhes: antes de comprar tire as medidas da sua sala e da parede onde ele vai ficar, ele precisa ser menor que a parede para não ressaltar que a parede é pequena e não gerar sensação de aperto, o ideal seria sobrar de 30 a 40 cm de cada lado dele. Sofás com assentos mais profundos são ideais para assistir televisão, pois são bem mais confortáveis, mas acabam ocupando mais espaço e roubando área de circulação.



Sofá que tem o encosto mais alto dá apoio para as suas costas e o mais baixo passa o ar bem mais moderno na decoração. A altura do assento também pode variar muito, assim como o encosto, o mais baixo combina com uma decoração contemporânea. Um braço de sofá mais largo pode roubar espaço no ambiente, mas também pode servir para você sentar ou como apoio lateral.


Sobre o número de assentos, em sofás de três lugares evite modelos que tenham três assentos prefira os que tenham dois assentos, o fato de ter apenas dois assentos o torna mais longilíneo e deixa as proporções do móvel mais elegantes com menos informações visuais. Mesmo sendo dois assentos ele comporta três pessoas.


E como escolher a cor ideal? Para não ter erro opte por cores neutras como bege, cinza ou preto, com isso você vai ter mais liberdade para colocar cores em pontos estratégicos do seu ambiente, mas se você gosta de uma decoração mais criativa e alegre sugiro sofás em tons azul turquesa e marinho, tons pasteis de amarelo e rosa, e o verde oliva.



O fato do tecido ser escuro não significa que ele vai durar mais, o que define a durabilidade é a composição do tecido. Fibras naturais como lã, algodão e linho tem um toque macio e aconchegante, porém elas são mais frágeis podendo desbotar, manchar e perder a cor mais fácil. Os sofás que apresentam mistura de fibras sintéticas e fibras naturais são mais resistentes. Essas informações do material você encontra nas etiquetas.


Sofás de linhas retas tem um design clássico e a temporal, são mais fácies de usar porque combinam com todo tipo de decoração, já os sofás mais baixos e arredondados vão deixar a decoração da sua sala mais despojada e bem informal. Aqueles que tem a estrutura encostando no chão passam uma ideia de solidez e são visualmente um pouco mais pesados, já os modelos de pés aparentes, que deslocam a estrutura do sofá do chão, são ideais para casas menores porque não interrompem o desenho do piso e isso prolonga o ambiente.



Sofás com chaise retrátil são muito flexíveis, pois durante a semana você pode deixá-la aberta e ficar mais confortável para assistir televisão e quando as visitas chegarem, que é quando você precisa de mais espaço na sala, é só recolher a chaise. Um puff pode transformar um sofá em chaise e também uma mesa de centro, eles são lindos e versáteis aposte neles.



Sofá grande não necessariamente é o mais confortável, na hora que for escolher o seu sofá experimenta, senta, se joga, se deita, analise com calma porque ergonomia e conforto é bem pessoal. Espero que com as dicas você consiga escolher o sofá ideal, caso tenha ficado alguma dúvida é só me chamar, um bom final de semana a todos.


Aline Corrêa


Contatos


Whats: https://mywhats.net/arqalinecorrea

Facebook: https://www.facebook.com/arq.alinecorrea/

Instagram: https://www.instagram.com/arq.alinecorrea/

Tchê Peq..png