• Da Redação

Aline Corrêa | Otimizando salas pequenas

No conteúdo dessa semana vamos falar sobre salas de jantar e estar integradas e com espaços pequenos. Sala pequena pode ser um problema quando a gente não sabe utilizar os itens corretos. No geral, evite excesso de móveis, como por exemplo, aparadores, buffets, cristaleiras e mesas de jantar grandes. Sabemos que esses móveis são lindos e ajudam a compor seu ambiente, porém se você tem um espaço reduzido, eles podem atrapalhar no conjunto.


Mesa de jantar tem que ser bem escolhida, se você tem uma área bem restrita para por ela não escolha a mesa convencional de 6 lugares porque vai ocupar muito espaço e a sua sala vai parecer menor ainda. A mesa redonda é perfeita para essa situação, dependendo do diâmetro dela você consegue 4 ou 5 lugares e deixa seu ambiente mais confortável.



Outro formato que funciona também é uma mesa retangular só que um pouco menor que as medidas convencionais, pode ser 1,40x1,80 e encostar a ponta da mesa na parede e usar com duas cadeiras de um lado e duas do outro e dependendo do seu espaço pode colocar mais uma cadeira na ponta ficando com cinco lugares. E outra maneira é utilizar do canto alemão você pode colocar com mesa redonda, quadrada ou retangular, mas se atente aos espaços certinhos para ele ser útil.



Tente utilizar a TV na parede ao invés de colocar ela no rack, onde ela fica mais baixa. Evite usar painéis grandes de TV com muitos nichos, armários e muita profundidade, pois também não vai ficar legal, vai dar a sensação que está tudo “amontoado”, poluindo visualmente sua sala. Ao utilizar a TV na parede você pode colocar atrás um papel de parede, um revestimento, itens que não vão fazer você perder profundidade. A TV na parede dá a sensação de maior amplitude e embaixo dela você pode usar um rack, pois é um móvel que geralmente é mais comprido, estreito, ele fica leve no espaço e o melhor, funcional.



Cuidado também com os sofás, nada muito grande. Sabemos que é muito desejável ter sofás enormes e confortáveis, mas lembra que eu já falei por aqui sofá grande não é sinônimo de conforto. Tente comprar um sofá proporcional ao seu espaço e procure usar outra dica que já dei para vocês também: utilizar sofás de três lugares com dois assentos que dão sensação de mais amplitude. Sofá mais achatado dá a ideia dele ser mais longo do que sofás mais altos, também ajuda no efeito visual que esse sofá vai ter na sua sala pequena.


Use cortinas ou persianas que vistam toda a parede, mesmo a janela sendo mais para um lado ou centralizada. Se você colocar a cortina só onde está a janela vai estar cortando visualmente aquela parede, independente de onde estiver posicionado sua janela coloque a cortina ou persiana de ponta a ponta e também do chão até o teto, assim você consegue valorizar e dar mais leveza. Se possível utilizar cores claras para permitir entrada de luz para o ambiente ficar mais claro.



Tenha muito cuidado com as mesas de centro, quando não se tem espaço ela acaba atrapalhando a circulação, a mesa de canto funciona melhor, e ela também pode ser utilizada como apoio do sofá. Hoje no mercado temos variedades, com muitos modelos lindos então invista em uma. Use espelhos, eles bem posicionados funcionam muito bem em espaços pequenos. Um puff que você consiga deixar no canto também é uma ótima ideia, sem contar que o puff é mais um assento para quando chegar visita.


Utilize bem os tapetes, muitas vezes se a é sala pequena e se coloca um tapete pequeninho na frente do sofá , isso acaba achatando a sala, deixando menor do que já é. Use tapetes que vão de uma ponta a outra do sofá, que entre um pouquinho para abaixo do sofá e que vão até o início do rack/painel, um tapete que consiga delimitar mais a sua área trazendo o efeito de amplitude que tanto queremos.


Essa foi a dica do final de semana pessoal, confira algumas imagens que selecionei para vocês se inspirarem. Espero que tenha ajudado, se ficar com alguma dúvida ou quiser trocar uma ideia sobre seu espaço é só entrar em contato comigo. Abraço e uma ótima semana a todos.


Aline Corrêa


Contatos:

https://mywhats.net/arqalinecorrea

https://www.facebook.com/arq.alinecorrea/

https://www.instagram.com/arq.alinecorrea/

Tchê Peq..png