• Da Redação

Aline da Rosa | Móveis Planejados

Quem nunca desejou, ao ter a sua morada, ou seu escritório novo e ter todos os móveis planejados, com cada espaço aproveitado a 100% e de forma inteligente?


Ainda mais atualmente, quando é inegável que os imóveis de hoje são bem menores que os de antigamente, basta lembrar da antiga casa dos seus avós comparada aos últimos lançamentos do mercado imobiliário, onde se lê em outdoors com letras garrafais “More bem em apenas 18m²”!



E com a valorização cada vez maior dos espaços, principalmente nas áreas mais centrais das cidades, a redução de tamanho das moradias e dos espaços de trabalho em geral é um novo normal e que, muito provavelmente, veio para ficar.


Com isso lançar mão de um mobiliário planejado para poder habitar esses espaços da melhor forma possível, é uma solução bastante conveniente e que, a cada dia está mais acessível a todos os bolsos.


VANTAGENS DO MÓVEL PLANEJADO


Não somente em função dos espaços que hoje dispomos serem pequenos, mas por causa disso que passamos a ter a necessidade de um mobiliário sob medida. Só que, além do aproveitamento do espaço, existem outras vantagens em se optar por um móvel sob medida, que são:

  • Personalização dos ambientes;

  • Prévia do valor a ser investido;

  • Custo-benefício;

  • Grande variedade de opções de acabamento;


É importante destacar que, conforme o material, cor ou acabamento pode fazer com que varie bastante o preço do seu projeto. Os materiais mais utilizados atualmente, são o MDF (Painel de Fibra de Média Densidade) e o MDP (Painel de Partícula de Média Densidade), sendo este último mais vulnerável a umidade.

Além desses ainda são feitos móveis com compensado e o compensado naval, que oferece mais qualidade que o compensado comum.


Geralmente o que pode ser feito é a parte interna com MDP e a parte externa de gavetas e as portas com MDF, é uma composição bastante utilizada e que dá certo.


ACABAMENTO


A meninas dos olhos desse tipo de mobiliário, são as inúmeras possibilidades de acabamento; a laca vem sendo bastante utilizada pela sua sofisticação e gama enorme de cores que permite que o móvel venha a ter. Porém, os amadeirados são a opção mais escolhida com as diferentes lâminas que imitam madeiras nobres e igualmente refinadas como o Carvalho ou Ipê.


Além disso os puxadores, ferragens e outros detalhes em vidro ou inox agregam valor e personalidade ímpar a cada peça.


MÓVEL PLANEJADO x SOB MEDIDA


Por fim, acho importante ressaltar que existe uma diferença entre o móvel planejado e o móvel sob medida.


Aquele planejado é feito por módulo pré-fabicado, com dimensões padronizadas, que se encaixam entre si e são finalizadas com acabamento. Nas grandes lojas essa capacidade de modulação é bastante grande, o que não se torna um problema o fato de ter que ajustar os módulos ao espaço existente.


Já os móveis sob medida são aqueles projetados exatamente dentro do espaço existente no local. Nesse caso os cortes são específicos e possibilitam aproveitar espaços difíceis como cantos salientes, desníveis, pilares aparentes. Ajustando-se perfeitamente a necessidade a qual o móvel é destinado.



Bem, espero ter permitido a todos conhecer um pouco mais sobre esse viés do mobiliário planejado, ainda mais nesses tempos em que quanto mais bem aproveitado e funcional for o espaço que ocupamos, melhor poderemos desfrutar dele.


Dúvidas ou sugestões, deixem recado nos comentários.


Ótimo final de semana a todos!


Aline da Rosa

Tchê Peq..png