• Da Redação

Aline da Rosa | Quarto de Bebê - O que você precisa para montar um

A notícia de que uma nova vida está a caminho sempre nos enche de alegria e expectativas e, por isso mesmo, se organizar previamente com o que esse bebê vai precisar é muito importante.


E entre esses preparativos está o quarto do pequeno, com base nisso vou escrever sobre alguns pontos primordiais na montagem desse ambiente tão especial.


O QUARTO


Tamanho


Não existe uma medida específica para quarto de bebês, mas segundo o Código Sanitário Estadual (o qual seguimos aqui na cidade de Cachoeira do Sul) um quarto de solteiro deve ter uma área mínima de 9m².


Algo muito importante é que você esteja atento ao tamanho e a quantidade de móveis (vale aquela frase “menos é mais”) e permita que o local tenha uma boa circulação.



Iluminação/Ventilação


É necessário que, como todo ambiente de grande permanência, seja bastante ensolarado e iluminado e ventilado, de preferência que receba luz direta por pelo menos algumas horas do dia, as da manhã são as melhores. Por isso a utilização das cortinas também é bastante útil, pois permite um certo controle da luminosidade, e até mesmo proteger contra a entrada de insetos.


A noite dê preferência a iluminação indireta (utilize lâmpadas “quentes” que emitem uma luz amarelada, mais suave), abajures, detalhes de iluminação na marcenaria ou mesmo o uso de dimmer, que permite regular a intensidade da luz (item facilmente encontrado nas lojas de material elétrico).


Segurança


O item principal do quarto será o berço e este é recomendável que fique em uma posição que permita a circulação em toda sua volta e de um ponto com visibilidade direta da porta de entrada. Além disso, é importante mantê-lo afastado de paredes com umidade e principalmente, por segurança, que o berço fique afastado de janelas, as quais, independentemente da idade da criança, deverão ter redes de proteção instaladas.


ITENS ESSENCIAIS:

  • Berço

  • Trocador/Cômoda

  • Guarda Roupa

  • Poltrona para amamentação

  • Abajur

  • Cortina


DECORAÇÃO


Cores

Dê preferência a cores neutras e em tons suaves para as paredes e móveis, e deixe as cores mais fortes e vibrantes para os objetos menores e/ou de decoração.

Invista em papéis de parede, nichos e pequenos quadros.


Móveis

Como já foi dito antes, o quarto de um bebê não precisa de muito mobiliário, dessa forma, você pode reaproveitar alguns, como uma cômoda, um roupeiro ou uma poltrona. Eles podem ser reformados, uma nova pintura, novo tecido de revestimento e você leva um móvel do velho ao novo. Além disso, crianças crescem muito rápido e isso deve ser considerado na hora de investir tanto em algo que será utilizado por tão pouco tempo, principalmente berços.


QUARTO MONTESSORIANO


Por fim, não poderia deixar de falar no quarto montessoriano. Você já deve ter visto modelos de quartos infantis onde tudo fica mais proporcional aos pequenos, com tudo ao alcance deles. Pois bem, trata se do MÉTODO MONTESSORI, criado pela médica italiana Maria Montessori, em 1907. Nesse método visa que o ambiente permita que as crianças se desenvolvam de forma livre, onde elas tenham liberdade de criação através de um espaço que lhes seja estimulante.


Dessa forma os ambientes são projetados sob a ótica infantil, onde tudo fica ao seu alcance, permitindo a criança explorar o espaço, desenvolver sua motricidade e ao mesmo tempo ter autonomia.


Pessoal, quartos de bebês é um assunto que renderia diversos posts, mas espero ter norteado ao menos os papais de primeira viagem no que se refere ao tema.


Dúvidas ou sugestões, deixem recado nos comentários.


Ótimo final de semana a todos!


Aline da Rosa

Banner para site-1.png