• Da Redação

Altas temperaturas devem causar pancadas de chuva e trovoadas isoladas neste domingo no RS

A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul deve tornar o estado, mais uma vez, a região mais quente do país neste domingo, 16. Porém, é possível que o abafamento gere temporais no fim do dia em algumas áreas, inclusive com a possibilidade de vento forte e granizo.


O dia começa ensolarado em todo o estado e o avanço de uma frente fria faz as temperaturas subirem antes da chuva chegar, em uma condição chamada de pré-frontal, que intensificará esses ventos do quadrante norte e trará mais calor em parte do RS.

Conforme a frente fria avança, há previsão de chuvas fortes com temporais na Fronteira Oeste e Sul, e o risco de granizo, rajadas de vento de até 90 km/h e muitas trovoadas é alto. Isto ocorre porque a frente fria encontra uma atmosfera muito quente e seca e o choque térmico intensifica os temporais.


O calor aumenta a estiagem. Já são 262 municípios com situação de emergência decretada, dos quais 60 foram reconhecidos pelo governo federal. Outros 21 aguardam o registro oficial.


A partir de segunda-feira, 17, uma frente fria deve furar o bloqueio atmosférico e derrubar as temperaturas. Com isso, também pode voltar a ter chuvas mais acentuadas em todas as regiões.


As primeiras trovoadas acontecem no Oeste, avançando para as outras áreas no decorrer do dia, que podem se estender pelo estado intercalando períodos de melhora. Não se descartam temporais isolados, com raios e ventos intensos em todo o estado.

Banner para site-1.png