• Da Redação

Alunos da Escola HCB pintam frases de prevenção ao suicídio na ponte da Imigrantes

Na manhã desta quinta-feira, 7 de janeiro, cerca de 10 alunos do curso Técnico em Enfermagem da Escola HCB de Cachoeira do Sul pintaram frases motivadoras alusivas ao Janeiro Branco na ponte da Avenida dos Imigrantes, no Bairro Marina, zona norte da cidade. O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 que busca chamar a atenção para a prevenção da saúde mental na vida das pessoas.


A ideia foi da professora Dilma Machado, que inclusive acompanhou os alunos na atividade que terá continuidade na próxima segunda-feira, 11 de janeiro, quando os alunos farão o mesmo trabalho no estacionamento do Mercado SuperMax, também localizado no Bairro Marina, a partir das 8h.


Conforme a professora, a escolha do local é devido à alta procura do local para tentativas de suicídio e inclusive muitos deles consumados ao longo dos anos. "Foi o primeiro lugar que pensei para fazer esse ato de prevenção. Existem tantos problemas relacionados à saúde mental e que se intensificaram durante a pandemia. Visitamos diversas residências e encontramos muitas pessoas deprimidas", ressalta.

Os alunos estão estagiando na unidade de saúde do Bairro Quinta da Boa Vista. A ideia das frases, segundo Dilma, é para que as pessoas que passarem no local vejam e repassem as mensagens para amigos e parentes que estejam nessa situação para que surja algum efeito positivo. "Fala-se de tanta coisa, mas a saúde mental é sempre deixada de lado", afirma Dilma.


No local é possível encontrar mensagens, como "Sua vida é importante", "Você é especial", além do contato do Centro de Valorização da Vida - 188.

Fotos: Divulgação

1/1176