• Lenon Quoos

Alunos da Escola Manoel Portella recebem palestra sobre combate à dengue

Alunos da pré-escola a 5ª série do ensino fundamental receberam nesta quarta-feira, 18 de maio, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Carvalho Portella, no Bairro Oliveira, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde que atua na campanha de combate à dengue. A atividade ocorreu a partir das 14h, quando cerca de 90 estudantes assistiram ao teatro de fantoches criado pelo Setor de Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).


A intervenção artística, junto as palestras preventivas acerca do tema, integram o projeto que vem sendo executado em estabelecimentos de ensino pela pasta, apostando no efeito multiplicador das informações que as crianças e adolescentes possuem dentro de suas famílias e, consequentemente, perante as comunidades.


No contato com os alunos, os agentes de endemias focam sua participação em dois momentos: a biologia do mosquito e o contexto no qual ele se desenvolve e prolifera, seguido das orientações de como agir para eliminar o Aedes aegypti e afastar os riscos de contaminação. O teatro de fantoches aborda os temas relevantes acerca da doença por meio de intervenção lúdica.


Os próprios servidores criaram os personagens e a caracterização através de projeto executado em meados de 2019. A atuação nas escolas acontece mediante agendamento prévio, já que a equipe da área técnica se desdobra entre os trabalhos de campo habituais e os supermutirões contra a dengue deflagrado pela Secretaria da Saúde pelos bairros do município. O próximo compromisso da equipe do Setor de Endemias será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dora Abreu, no Bairro Carvalho, a partir das 9h do próximo dia 25.

Foto: Divulgação

Banner para site-1.png