• Lenon Quoos

Alunos da rede municipal terão reforço escolar no contraturno através da SMEd e Senac

Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o SENAC, 400 alunos da rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul participarão de oficinas de reforço escolar para alunos não alfabetizados. As oficinas integram o Programa de Recomposição de Aprendizagens da SMEd e têm por objetivo promover o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem, a partir das defasagens apresentadas no período da pandemia, garantindo apoio educacional para os estudantes do ensino fundamental.


O SENAC será responsável por contratar e gerenciar os docentes que darão as oficinas de reforço de matemática, português e jogos pedagógicos, no turno inverso das aulas, com oficinas de manhã e à tarde, com carga horária de 3 horas por turno. Cada aluno participará duas vezes por semana das oficinas.


As atividades acontecerão na Ulbra. A alimentação e o transporte dos alunos serão disponibilizados pela SMEd. Os alunos que participarão das oficinas, que devem iniciar em agosto, foram selecionados através de avaliação diagnóstica e testes de fluência em leitura feitos pelos próprios professores, a pedido da SMEd.


Conforme declarou a secretária municipal de Educação Angela Schuh, as oficinas terão ênfase na alfabetização matemática e no letramento, envolvendo, preferencialmente, alunos do 2º ao 5º ano.


Segundo o diretor do Senac, Rafael Tunes, a parceria com a SMEd para a concepção e desenvolvimento destas oficinas pedagógicas será muito importante para a educação no município, visto que a oferta de contraturno escolar pela instituição é referência em todo Estado do Rio Grande do Sul.

Eloisa Uliana

Assessoria de Comunicação da SMEd

Banner para site-1.png