top of page
  • Lenon Quoos

Alunos do Senac Cachoeira do Sul desenvolvem Bengala Digital para deficientes visuais


O Senac Cachoeira do Sul já escolheu o projeto que será apresentado no Experience Senac 2023 - evento realizado pelo Senac-RS, que acontece em outubro, na sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre. Chamado Bengala Digital, o trabalho visa proporcionar mais autonomia para deficientes visuais.


Elaborado pelos alunos do curso de Aprendizagem, Alan de Freitas, Cláudia Soares e Rogher Roslaniec, sob orientação da docente Rosieli da Costa, o projeto consiste em uma bengala com sensores que emite avisos sonoros sobre buracos ou obstáculos no percurso. Esses alertas são transmitidos para o usuário por um fone de ouvido.

De acordo com a docente, a bengala foi elaborada através de uma tecnologia chamada Arduino, que permite criar objetos eletrônicos interativos e independentes. Ela conta que o principal objetivo é possibilitar a “emancipação do deficiente do seu guia, fazendo com que o mesmo possa sair e se sentir confiante na sua locomoção nas ruas ou até mesmo em sua casa”. Rosieli destaca que a iniciativa também busca combater o preconceito e apresentar características de uma sociedade inclusiva.


Em relação às expectativas para a apresentação, a docente diz que o grupo espera adquirir muita experiência e conhecimento. “Nunca tínhamos desenvolvido algo de tamanha importância, esperamos mostrar para a sociedade o quão útil nosso projeto pode ser”, ressalta.


Sobre o Experience Senac 2023

Promovido e realizado pelo Senac-RS, o evento tem como propósito discutir a educação como um dos principais pilares transformadores da sociedade. Além de incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras para as áreas do comércio de bens, serviços e turismo. O tema da edição de 2023, que acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro, na sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre, é “novas formas de aprendizagem”.


Imagem: Arquivo.


Comments


bottom of page