top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Ambulatório Vida lança programação preventiva à Aids nesta sexta


O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, nesta sexta-feira, 1º de dezembro, será marcado pelo início da programação de saúde preventiva na rede municipal. No turno da tarde, a partir das 14h, uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde está reunida com pacientes do Centro de Saúde Princesa do Jacuí, localizado na Avenida Brasil nº 600, para uma palestra de conscientização e prevenção da doença.


A Aids é uma doença, até o momento sem cura, causada por um vírus que afeta o sistema imunológico: o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Essa doença teve seus primeiros registros no início da década de 1980, sendo que, no Brasil, o primeiro registro oficial foi feito em meados de 1982.

Em Cachoeira do Sul e região, a referência em atendimento às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é o Ambulatório Vida, localizado em prédio anexo à Secretaria Municipal da Saúde, junto ao prédio do antigo Hospital da Liga. A unidade é especializada no diagnóstico e no tratamento das doenças relacionadas, assim como no acompanhamento contínuo dos pacientes.


“Durante o mês de dezembro estaremos percorrendo os postos de saúde dos bairros para falar sobre a Aids, sobre a importância dos cuidados preventivos e educação sexual e, ainda, para divulgar o serviço prestado pelo Ambulatório Vida”, explica a coordenadora da unidade, Loecy Bragamonte. Até o final do mês, a equipe do ambulatório promoverá duas ações extramuros por semana para tratar do tema.


PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO

Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, destacam os profissionais de saúde, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. Mais informações com o Ambulatório Vida, presencialmente (7h às 12h e das 13h às 16h) ou pelo telefone 3724-6018.


* PALESTRAS NAS UNIDADES DA REDE

1º/12 – 14h, Centro de Saúde Princesa do Jacuí

06/12 – 14h, EAP Centro Social Urbano

07/12 - 14h, EAP Marina

13/12 – 14h, ESF Ponche Verde

14/12 – 14h, ESF Noêmia

20/12 – 14h, ESF Promorar

21/12 – 14h, ESF Quinta da Boa Vista

27/12 – 14h, EAP Alto do Amorim

28/12 – 14h, EAP Central


Comentários


bottom of page