• Lenon Quoos

Ambulatórios regionais do HCB deverão iniciar atendimento ainda esse ano

O Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) foi contemplado pelo governo do Estado com cinco novos ambulatórios regionais de especialidades médicas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A conquista se deu após o HCB fechar uma parceria com a Prefeitura para receber o programa Assistir, do Governo do Estado, em Cachoeira do Sul.


Com o programa serão realizados procedimentos nas áreas de clínica geral, cardiologia, vascular, neurologia e obstetrícia. Cada uma destas unidades estará habilitada a fornecer dezenas de consultas, exames pré-operatórios e até 30 cirurgias no mês.


A locação do imóvel em que funcionarão os ambulatórios é a contrapartida da Prefeitura no projeto que vai desafogar os postos de saúde nas áreas da saúde citadas acima. A ideia é de instalar os ambulatórios junto ao prédio que será a nova sede da farmácia do SUS, na curva da Rua David Barcelos.

A boa notícia é que o primeiro dos cinco ambulatórios já entrará em funcionamento ainda esse ano. Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Figueiró, esta parceria mudará o cenário da área de saúde na cidade. “Com o programa, o setor público poderá fornecer dezenas de consultas e cirurgias a mais, todos os meses, em diferentes áreas. O local onde ficará instalado o Programa Assistir se transformará em um grande centro de saúde. Este certamente vai auxiliar a desenvolver a região da cidade onde será instalado”, explica.


CENTRO DE VIDA Os ambulatórios funcionarão na área onde a Secretaria da Saúde também oferecerá outras ações da SMS. No mesmo prédio dos ambulatórios serão colocados serviços de atendimento ao público da Secretaria da Saúde, como Marcação de Cirurgias, Consultas e Procedimentos (Regulação) e Transporte para atendimento em outros municípios (Remoção).

Foto: Divulgação

Banner para site-1.png