Ana Luísa do Piquiri diz que Câmara gasta muito com Sessões Solenes "politiqueiras"
- Lenon Quoos

- 30 de set. de 2025
- 1 min de leitura
A vereadora Ana Luísa do Piquiri (Podemos) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Cachoeira do Sul, na sessão ordinária desta segunda-feira, 29 de setembro, para criticar os gastos da Casa Legislativa com a realização de sessões solenes.
Segundo a parlamentar, até o momento já foram promovidas 11 solenidades em 2025, totalizando R$ 25.662,71 em despesas. Entre os custos apontados, estão:
Placas para homenageados: R$ 4.627,20
Publicações à imprensa: R$ 14.382,14
Decoração: R$ 1.960,00
Serviços extraordinários de servidores: R$ 426,67 por hora de sessão

Ana Luísa destacou que, embora reconheça a importância de algumas solenidades tradicionais, como o Dia do Gaúcho, da Pátria e da Mulher, considera que o excesso de homenagens tem caráter "politiqueiro".
“O que está acontecendo agora é politicagem. É amiguinho indicando sessão solene para amiguinha. Eu sou vereadora, estou aqui para fiscalizar, e não vou me calar quando vejo um gasto excessivo com dinheiro público”, declarou.
A vereadora sugeriu que a Câmara adote um limite de uma sessão solene por vereador ao ano, de forma a reduzir despesas e priorizar recursos em outras áreas. Para ilustrar, comparou os custos das solenidades ao orçamento da Secretaria do Interior, que, segundo ela, gasta cerca de R$ 30 mil anuais com borracharia.
“Se os R$ 25 mil já usados em sessões solenes fossem destinados para a compra de pneus ou manutenção de máquinas da Secretaria do Interior, fariam muito mais diferença para a comunidade”, concluiu.
















Comentários