top of page
  • Lenon Quoos

Ano letivo das escolas da rede estadual começa nesta quinta-feira, dia 23

As aulas da rede estadual de ensino no ano letivo de 2023 começarão no dia 23 de fevereiro. O recesso escolar ocorrerá entre 19 e 30 de julho, e o segundo semestre do ano letivo será realizado de 31 de julho a 22 de dezembro. No decorrer do ano, haverá avaliações diagnósticas e formativas, bem como mais uma edição das provas do Sistema de Avaliação Escolar do Rio Grande do Sul (Saers).


Ensino Médio Gaúcho

O ano letivo de 2023 marca uma importante etapa na implementação do Ensino Médio Gaúcho na rede estadual. Pela primeira vez, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio passarão a ter aulas dos componentes das Trilhas de Aprofundamento Curricular, dos Itinerários Formativos, parte flexível do currículo. A política que prevê a atualização do currículo começou a ser implantada em 2022 com os estudantes do 1º ano, alcançando as 1.100 escolas que ofertam a etapa e mais de 100 mil alunos.


O novo Ensino Médio, chamado no Rio Grande do Sul de Ensino Médio Gaúcho, surgiu como uma proposta para a renovação de oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização da etapa por conta das novas e complexas demandas dos dias atuais. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante e a sua permanência na escola por meio de aprendizagens significativas.

Imagem: Divulgação.


bottom of page