• Lenon Quoos

Ao receber denúncias, Cempra notifica famílias, recolhe filhotes e realiza castrações

A equipe do Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra) de Cachoeira do Sul não para de atender denúncias nos mais diversos pontos da cidade. Nesta segunda-feira, 6, um dos atendimentos aconteceu em uma residência, onde foram recolhidos cinco filhotes de uma família que não possuía condições de cuidá-los.


Conforme o coordenador do Cempra, Reinier Paschoal, a cadela não estava mais amamentando. "Deixamos uma notificação para a família solicitando para que tirassem os animais da corrente e fizessem o vai e vem. Explicamos também que a a família poderia ficar com três animais, já que a lei condiz que cada família humilde pode ter até três animais, o que muitas vezes sabemos que acaba não acontecendo", ressaltou.


Os filhotes então foram recolhidos. Paschoal esclarece que a situação não se enquadra em maus tratos, pois se tratam de pessoas humildes. "Além dessa notificação para fazerem o vai e vêm, também iremos realizar a castração das duas cadelas para não terem mais filhotes, além da proibição de terem mais animais além dos três que ficaram no pátio, que são as duas cadelas e um filhote machinho. Os demais filhotes então recolhemos para medicá-los, vaciná-los e destiná-los para as feiras de adoção que realizamos", explicou o coordenador.


A intensificação desse tipo de fiscalização tem contribuído para o controle de mais animais abandonados e surgimentos de novos filhotes. "Estamos agindo bastante nesses casos em que as famílias não possuem condições de cuidar. Vamos diretamente nas residências e realizamos as castrações para evitar mais reproduções. Geralmente notificamos, recolhemos os filhotes e castramos as cadelas", finalizou.


FEIRA DE FILHOTES

No próximo domingo, 12, o Cempra está realizando uma nova feira de adoção de cães, com animais adultos e filhotes. Todos têm garantia de castração e serão doados a pessoas que tenham condições de mantê-los em pátios fechados, sem uso de correntes. Os cães serão entregues vacinados e desvermifugados.


A Feira de Adoção acontecerá junto ao Mercado de Pulgas, na Feira Livre, das 15h às 19h. Os interessados em adotar devem levar documento e preencher uma ficha disponível no local.


Fotos: Divulgação

Banner para site-1.png