Existente há mais de 70 anos em Cachoeira do Sul, o Asilo da Velhice Nossa Senhora Medianeira vinha lutando há cerca de 10 anos para cumprir todas adequações e obter a aprovação do tão aguardado alvará de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) pelo Corpo de Bombeiros.
A luta continuou firme após o presidente Osvaldo Trojahn ter assumido a presidência da entidade há cerca de dois anos. "A luta iniciou em 2013 e quando eu assumi começamos a adequar o projeto. Agora essa conquista nos dá um alívio", ressalta.
Segundo Trojahn, a maior dificuldade era a falta de recursos suficientes que, por se tratar de um prédio antigo, haviam muitas adequações que deveriam ser realizadas. "Conseguimos adequar as medidas compensatórias, como a instalação de campainhas em todos os apartamentos e quartos, adaptações de acessibilidade nos corredores, inserção de extintores para combater incêndios, a instalação de 62 luminárias de emergência, além de outros detalhes", destaca.
O Asilo ainda possui o prazo de dois anos para iniciar e concluir as obras de uma rampa de emergência em caso de sinistro. "O projeto está aprovado e enviado ao Corpo de Bombeiros. Na próxima semana a equipe fará mais uma vistoria no Asilo para finalmente nos entregar o Certificado de Conformidade que terá vigência de dois anos. Sempre tentamos proporcionar maior segurança para os idosos, pois o risco sempre existe", explica o presidente.
SAIBA MAIS
Atualmente residem 66 idosos no Asilo Medianeira. O funcionamento é 24 horas e 42 profissionais trabalham na entidade. "Podemos dizer que a situação atual está tranquila, pois dispomos de 100 vagas em nossas instalações", enfatizou.
Quem quiser ajudar o Asilo Nossa Senhora Medianeira com doações de alimentos não perecíveis, roupas, fraldas ou dinheiro, deve primeiramente entrar em contato através do telefone 3722-2234 e manifestar o interesse.
Presidente Osvaldo Trojahn / Divulgação.
Comments