Reiniciaram nesta quarta-feira, 14 de agosto, as obras na Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Ivo Renê Pinto Garske, popularmente conhecida como a Escola do Piquiri, às margens da BR 290, no distrito de Cordilheira, localidade do Piquiri, no interior de Cachoeira do Sul. A empresa contratada A S. Teixeira tem inicialmente oito meses para concluir o serviço. Responsável pela construção, a empresa contratou vigilantes e operários para a frente de trabalho no Piquiri, bem como locou imóveis para a instalação dos profissionais contratados de outras cidades.
A escola de ensino médio está prevista para ser inaugurada no segundo semestre letivo de 2025 e terá ensino em turno integral e curso técnico na área da agricultura.
No último sábado, 10, foi assinada a ordem de serviço para a reforma do prédio e construção dos anexos da escola, cerimônia ocorrida no estande do Irga, durante a 24° Fenarroz, após 10 anos de espera pela comunidade, que já estava desacreditada que a obra viria a ser retomada.
Com capacidade para atender simultaneamente 300 alunos, a escola terá aulas de manhã e à tarde. Em um turno os estudantes terão atividades curriculares normais e no outro, serão preparados para o mercado de trabalho na área da agricultura moderna e tecnológica. A expectativa é de que estudantes de outras regiões de Cachoeira e de cidades vizinhas passem a estudar na escola do Piquiri em razão do ensino profissionalizante que será ofertado. A escola oferecerá café da manhã, almoço e lanches aos alunos.
A NOVA ESCOLA
A escola quer atender a demanda de estudantes que hoje precisam viajar diariamente a Cachoeira para cursar o ensino médio. O prazo de conclusão das obras é de 540 dias. O valor total do contrato é de R$ 4,49 milhões, divididos em 18 parcelas. A Obra foi retomada depois de mais de 10 anos.
A Secretária adjunta de Obras Públicas, Zilá Breitenbach, exalta o trabalho conjunto necessário para este recomeço: “Esta Obra tem o carinho de todos e esforços de muitos. A Secretaria de Obras Públicas se dedicou por mais de um ano para que este projeto se tornasse realidade. Atingimos nosso objetivo, apoiados pelo governo de Eduardo Leite, que sempre deixou claro seu compromisso de investir na educação do Estado. “
O investimento abrange a revitalização completa do espaço, incluindo quadra poliesportiva, cozinha, laboratórios, bibliotecas e áreas de convivência. A expansão e reforma dos dois pavimentos ampliará o prédio da escola de 732,5 metros quadrados para 805,5 metros quadrados.
Imagens: Divulgação.
תגובות